Nortel fortalece gestão com integração de pedidos do Mercado Eletrônico

A Nortel, empresa do Grupo Sonepar com mais de 50 anos de atuação no mercado de distribuição de suprimentos para instalação, investiu na integração de seus pedidos de compras com o Mercado Eletrônico para garantir a eficiência do seu alto volume de vendas.

Em busca de melhorias na gestão e aumento da satisfação de seus clientes, a Nortel iniciou o projeto de integração dos pedidos com um de seus principais clientes, o que resultou em um aumento de 35% na produtividade e reduziu em 40% os custos.

A ideia da companhia foi ganhar eficiência e reduzir trabalhos operacionais. “Nosso objetivo é prestar um serviço cada vez melhor aos nossos clientes, já que a integração promove entregas mais rápidas e com maior qualidade. Vamos otimizar o serviço e queremos agilizar o volume de 500 mil pedidos por mês, antes digitados manualmente no ERP”, contou Cezar Freire, coordenador de sistemas e negócios do Grupo Sonepar.

Antes da integração com o ME, os pedidos de compras dos 500 mil produtos cadastrados em seu sistema eram digitados manualmente no ERP. “Agora, conquistamos mais acuracidade e menos erros. Agilizamos o processo em 30%, reduzindo em 75% o tempo gasto digitando os pedidos no ERP, e conseguimos realocar parte da equipe para funções mais estratégicas”, informou Paulo Teles, diretor de TI do Grupo Sonepar.

Segundo Daniela Verissimo da Rosa, gerente de contas do Mercado Eletrônico, a maior parte das empresas fornecedoras ainda não têm seus processos automatizados, por isso, ainda não descobriram os benefícios desse tipo de ação. “Além do sistema de controle, que reúne todos os pedidos em um mesmo ambiente, é possível recebê-los de maneira mais rápida, controlar os custos, os contratos e permitir que a equipe se dedique às tarefas mais estratégicas.”

Além da evolução na produtividade, em sete meses de projeto, a Nortel também percebeu melhorias na satisfação do cliente. De acordo com Teles, a integração, que corresponde a cerca de 4 mil pedidos, afetou diretamente o lead time do processo de vendas em cerca de 72 horas: “Os itens chegam mais rápido e corretos, e a taxa de devolução, causada por erros de digitação dos pedidos no ERP, diminuiu em 40%”.

Ações futuras

Reconhecida por manter uma sólida parceria com os melhores fornecedores dos produtos que representa, o Grupo Sonepar está presente em 44 países com mais de 237 empresas. Os próximos passos do Grupo Sonepar incluem realizar o rollout desse projeto para integrar os pedidos de outros grandes sete clientes e implementar a solução nas outras empresas do grupo: Centelha, Dimensional, DW, Eletronor e Etil. Segundo o diretor de TI do Grupo Sonepar, a ponte já está construída. “Basta replicar o modelo nas demais empresas do grupo e colher os resultados.”

 

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

26 minutos ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 hora ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

18 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

20 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

22 horas ago