Nokia investe em drones e ferramentas digitais para acelerar implantações de redes 5G

A empresa finlandesa digitalizou totalmente a implantação, o gerenciamento e a manutenção das redes 5G da empresa no mundo

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10:00 am - 21 de setembro de 2020

A Nokia anunciou que digitalizou todas as suas implantações de rede 5G globalmente, e que os novos processos implementados serão usados em todas as implantações de rede Nokia no mundo. Para isso, a empresa finlandesa investiu em tecnologias usadas desde as pesquisas de locais conduzidas por drones, a ferramentas alimentadas por Inteligência Artificial que podem identificar defeitos na rede em tempo real, de acordo com publicação do site ZDNet.

“Hoje, muitas operadoras sofrem de uma forma fragmentada em como suas redes 5G de próxima geração são projetadas, construídas e gerenciadas. A adoção de automação, IA e digitalização de ativos são etapas vitais em uma jornada de transformação digital de CSP para capturar todo o potencial do 5G”, disse Sanjay Goel, Presidente de Serviços Globais da Nokia.

Muitas das redes 3G e 4G que usamos são atualmente gerenciadas por meio de planilhas preenchidas manualmente, completas com os erros e imprecisões que vêm com processos conduzidos por humanos, diz o site. Dessa forma, para gerenciar e manter o enxame de pequenas células, estações base e conjuntos de antenas que virão com as futuras redes 5G, a Nokia está apostando alto em ferramentas digitais.

Conforme o 5G é implantado, espera-se que os fluxos de dados aumentem de 35 exabytes, registrados em 2019, para 73 exabytes, em 2022, de acordo com o ZDNet. Para sustentar o ecossistema de tecnologias aprimoradas com a rede mais rápida, as redes precisarão ser mais confiáveis do que nunca. E, cada vez mais, os provedores percebem que as planilhas não são suficientes.

Muitos especialistas, diz o site, já previram que as atuais ineficiências no gerenciamento de rede provavelmente se tornarão problemáticas quando se trata de supervisionar a complexidade da infraestrutura 5G. “Está claro que os métodos tradicionais têm suas limitações”, disse Goel, em uma postagem no blog da empresa esse ano.

Isso levou a Nokia a investir na digitalização completa da implantação, o gerenciamento e a manutenção das redes 5G da empresa, desde o primeiro dia, com os levantamentos de locais realizados por drones para mapeamento 3D e em alta definição de locais futuros, e para a geração de dados para ajudar os engenheiros a definir os materiais necessários para a construção.

O objetivo é construir o local “certo na primeira vez”, em vez de enviar fisicamente engenheiros para inspecionar o sítio várias vezes antes de iniciar a implantação, afirma a publicação. Dessa forma, é possível realizar uma inspeção remota, tanto por meio dos drones quanto por ferramentas de realidade aumentada (AR). Assim, um profissional conectado em um vídeo habilitado em AR, pode fazer as verificações de forma remota com o apoio de um especialista a quilômetros de distância. Um processo mais eficiente e econômico.

Todos os dados gerados são adicionados a um banco de dados digital do local. Os registros visuais e estatísticos on-line alimentam painéis em tempo real que os especialistas podem acessar remotamente. Além disso, todos os fluxos de trabalho gerados por diferentes partes que trabalham na construção são integrados em uma única plataforma chamada Nokia Delivery Platform (NDP). Um aplicativo de gerenciamento baseado em nuvem, o NDP cobre todo o ciclo de vida da implantação da rede, desde o planejamento e projeto até o teste e validação, passando pela construção, comissionamento e integração, diz a publicação.

“Temos mais de 100 clientes em todo o mundo e estamos entregando 100% de nossos projetos digitalmente, substituindo as formas tradicionais de implementação de rede por meio da digitalização e automação”, disse Carlijn Adema, Chefe de Marketing de Serviços Globais da Nokia. “Para citar alguns números: os serviços de implantação digital da Nokia significam que as redes 4G e 5G são até 30% mais rápidas para o mercado e a qualidade da instalação aumentou 30%”.

De acordo com a Nokia, as visitas in loco também diminuíram em um terço.

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