Notícias

Nimbi aposta em operações 100% em nuvem para inovar no setor de logística

Inovar no setor de logística é a principal missão da Nimbi, startup que cria ferramentas para gestão de compras buscando personalizar e agilizar toda a cadeia de suprimentos para diferentes setores.

Baseada em serviços na nuvem, assim como modelos de sucesso de empresas como Netflix e Spotify, a Nimbi foi fundada em 2015 e trabalha com um pacote de serviços por assinatura, sem custo de implementação e sem taxa por transação. A solução é modular e se adequa a empresas de todos os portes e segmentos. Já foram mais de R$ 80 bilhões transacionados na plataforma nos últimos três anos.

Para suportar e viabilizar a agilidade proposta por esse modelo, a Nimbi apostou em uma operação 100% em nuvem, com todos os sistemas e a implementação de novas funcionalidades com o suporte da plataforma da Amazon Web Services (AWS).

A principal vantagem dessa transformação digital, segundo a empresa, foi a escalabilidade elástica, horizontal e vertical, que dimensiona a necessidade de acordo com os picos de demanda e traz economia nos gastos.

Ainda, a Nimbi destaca que os investimentos em cloud trouxeram a oportunidade de expandir globalmente, disponibilizando os mesmos serviços e rede de fornecedores, que atualmente são mais de 120 mil. Em três anos, a empresa inaugurou representações comerciais na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e México.

Rui David, CTO da Nimbi, comenta que a companhia eliminou a necessidade de investimentos elevados em infraestrutura de TI própria e passou a oferecer aos clientes uma solução escalável, que, por ser modular, pode se adaptar de acordo com as demandas e ser utilizada em qualquer lugar do mundo.

A nuvem também permite que novos serviços sejam adicionados com muita rapidez. “Implementamos novos serviços a cada três semanas, desenvolvidos com base nos feedbacks trazidos dos clientes”, destaca David.

Um dos clientes beneficiados pela tecnologia da Nimbi é a HTB, empresa do ramo de engenharia e construção, que adotou o sistema da Nimbi em sua cadeia de suprimento para lidar com os fornecedores. A companhia contou com a adoção dos módulos Certifica, Negocia e Compra. As soluções otimizam o processo de contratação desde a homologação de fornecedores e a criação de requisição até a geração do pedido e do contrato. Por se tratar de uma rede de relacionamento, os fornecedores interagem diretamente na plataforma.

Desenvolvimento dentro de casa

A principal mudança que a nuvem trouxe para a Nimbi foi a substituição de ferramentas de pelas desenvolvidas in-house. Todo o desenvolvimento é feito com a tecnologia OutSystems, que permitiu acelerar até nove vezes a entrega de aplicações completas, obedecendo as complexidades do processo.

Para os times de vendas, a agilidade da operação também foi otimizada. O novo sistema permite fazer uma simulação com produtos pré-formatados que são ideais para 95% dos processos do dia a dia das empresas. Dessa forma, também é possível apresentar, na mesma hora, orçamentos e prazos para os projetos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago