Nextel implementa OKR, modelo de gestão utilizado por startups

Operadora se inspira em um case dentro da própria companhia: a área de Digital

Author Photo
9:23 am - 05 de julho de 2018
startup_5.jpg

Em busca de uma operação ágil e flexível, a Nextel está adotando o conceito OKR (Objectives and Key Results), metodologia de gestão utilizada por reconhecidas startups. O modelo tem sido usado por empresas como Google, 99, Netflix e PagSeguro.

Desde que assumiu a presidência da operadora, em abril de 2017, Roberto Rittes tem buscado promover uma revolução na companhia, visando o aumento da eficiência operacional e melhoria exponencial na qualidade da experiência do cliente.

Buscando um modelo de atuação mais ágil e flexível, Rittes se inspirou em um case dentro da própria companhia: a área de Digital. Criada há pouco mais de um ano, o setor é o catalisador da transformação digital da empresa, e traz na bagagem dos seus executivos o modus operandi das empresas de tecnologia e startup.

Com o OKR, a cada trimestre toda a organização, do CEO aos analistas, desdobram a estratégia em objetivos corporativos (objectives) e respectivas metas (key results), em processo 100% transparente (todos as metas/objetivos são públicos para todos os colaboradores) e bidirecional – objetivos são desdobrados do CEO para baixo, e vice versa.

“Usar os OKRs como modelo de gestão, entrega o que a Nextel está buscando nesta sua nova fase: simplicidade, agilidade e transparência”, destaca Pedro Signorelli, responsável pela área de Gestão e Performance da Nextel.

Para otimizar o acompanhamento e facilitar cooperação entre os colaboradores, a operadora contratou a plataforma da Betterworks, software focado em OKRs. O sistema, que pode ser acessado do computador, celular (via App) e até Apple Watch, permite ao usuário visualizar e atualizar suas metas, além de seguir e comentar as de outro colaborador, como em uma rede social.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.