Network slicing: promessa para otimização de redes 5G

Author Photo
12:13 pm - 22 de novembro de 2016
Network slicing: promessa para otimização de redes 5G

Em termos simples, o “network slicing” (fatias de rede) representa a capacidade de escolher um conjunto de funções para otimizar o uso da rede para cada dispositivo móvel. A técnica é considerada uma tecnologia chave para as várias necessidades e casos de uso da 5G, incluindo escalabilidade e flexibilidade a prova do futuro.

Chris Pearson, presidente da 5G Americas, destaca que, com os avanços no desenvolvimento da tecnologia 5G, os sistemas celulares devem viabilizar uma transformação oferecendo empresas, governos e consumidores uma série de novos recursos. A associação produziu um relatório técnico para analisar a implementação de network slicing em relação a tecnologia 5G.

As redes 5G devem oferecer muito mais do que acesso via rádio e, no futuro, serão uma integração de redes em múltiplos domínios. Os sistemas 5G serão construídos para permitir a criação de fatias lógicas na rede, ou seja, as operadoras poderão oferecer redes no formato “como serviço” e atender aos vários casos de uso exigidos pela próxima geração de redes até 2020. 

Essas fatias (ou “slices”) da rede são muito importantes pois as redes 5G do futuro devem apresentar muito casos de uso diferentes. Cada caso de uso requer uma configuração diferente para as necessidades e parâmetros da rede e cada caso de uso pode requer sua própria fatia da rede. As redes serão construídas para destacar a sua flexibilidade, permitindo a alocação de velocidade, capacidade e cobertura usando fatias lógicas que atendem aos requisitos específicos de cada caso de uso.

“O network slicing permite criar redes virtuais usando uma infraestrutura de rede comum”, disse Rao Yallapragada, diretor da Intel e um dos líderes do relatório. “A implementação do network slicing representa uma solução completa para uma infraestrutura flexível e otimizada para os casos de uso do futuro, cada um com necessidades específicas em termos de velocidade, conexão, duração de bateria, latência e custo. Cada fatia inclui as redes de acesso de rádio e core, e pode ser configurada dentro de sua própria arquitetura, engenharia e provisionamento de rede.”

As operadoras de rede devem incorporar algumas novas tecnologias que já foram desenvolvidas como Redes Definidas por Software (Software Defined Networks – SDN) e Virtualização de Funções de Rede (Network Function Virtualization – NFV) que farão parte de suas redes – essas tecnologias serão necessárias para suportar as muitas fatias de rede necessárias para atender às necessidades dos muitos casos de uso da 5G.

O relatório analisa principalmente o conceito de network slicing, explorando uma infraestrutura para sistemas 5G que permite construir fatias personalizadas da rede, e avalia a aplicação do network slicing em tecnologias de interface de ar, além do desenvolvimento de um roteiro tecnológico de longo prazo e soluções para network slicing no setor E2E em 5G e além.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.