Neon e Digital House abrem 40 bolsas para mulheres em curso de DevOps

Bolsas de 85% fazem parte da Academia Neon; aulas terão início em 2020 e serão voltadas para iniciantes na área

Author Photo
3:51 pm - 14 de novembro de 2019

Uma parceria entre Neon e Digital House oferece 40 bolsas de 85% para formar mulheres no curso de DevOps na Academia Neon. As inscrições estão abertas desde 4 de novembro e vão até 1 de dezembro. Elas podem ser feitas nesta página.

O programa, exclusivo para mulheres, visa aumentar o número de programadoras no mercado. Segundo relatório da ONU, 83% dos profissionais de programação no Brasil são homens, contra 17% mulheres.

A Revelo, plataforma de recrutamento digital, estima que a distinção também é sentida nos salários: a diferença média entre os gêneros é de 15,24%.

“Esse curso foi pensado para ajudar a resolver dois problemas que a gente tem encontrado no mercado profissional. O primeiro é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Já o segundo é falta de diversidade nesse segmento”, aponta Ana Silveira, Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Neon.

Ana explica que, internamente, um dos objetivos da fintech “é incentivar a equidade de gênero no nosso time”. Sobre o curso, ela diz diz que expectativa “é absorver, no mínimo, parte das egressas. Inclusive, aquelas que forem contratadas pela Neon receberão integralmente o valor investido no curso.”

O curso foi projetado pela Digital House especificamente para este projeto. Ele visa preparar as novas profissionais em tecnologia, logo o conteúdo é voltado para quem está pensando em iniciar uma carreira na área.

“Sabemos que, historicamente, o mercado de tecnologia é dominado por homens e isso dificulta a entrada de mulheres na área”, diz Ana Paula Pereira, coordenadora dos cursos de programação da Digital House.

O processo de seleção terá duas etapas: a primeira com um curso introdutório e entrevista presencial com o professor que ministrará as aulas e um representante na Neon; e a segunda com a seleção das 40 novas alunas. O curso acontecerá entre fevereiro e abril de 2020, com aulas presenciais três vezes por semana no período noturno.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.