Negócios liderados por uma CEO têm mais mulheres em cargos de gerência

Levantamento da Bloomberg mostra que empresas com esse perfil estão mais focadas em atrair e atrair mulheres

Author Photo
8:37 am - 23 de janeiro de 2020
liderança feminina cursos Foto: Adobe Stock

A Bloomberg anunciou que 325 empresas com sede em 42 países e regiões estão incluídas no Índice de Igualdade de Gênero (GEI) de 2020 da Bloomberg, acima das 230 empresas em 36 países e regiões no índice do ano passado. O GEI acompanha o desempenho financeiro das empresas públicas comprometidas em apoiar a igualdade de gênero por meio do desenvolvimento de políticas, representatividade e transparência.

Pela primeira vez, empresas com sede na República Tcheca, Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Polônia e Rússia estão reportando dados relacionados a gênero. A Bloomberg expandiu os tipos de métricas incluídas na estrutura do GEI este ano, com as empresas fornecendo informações como a probabilidade de uma mulher permanecer empregada após a licença-maternidade (82%), a disponibilidade de salas de amamentação no local de trabalho (69%) e custeio de programas de educação STEM para mulheres (64%). As companhias incluídas no índice têm uma capitalização de mercado combinada de US$ 12 trilhões, ante US$ 9 trilhões no ano passado.

Mudança vem de cima

De acordo com as descobertas do índice deste ano, as empresas lideradas por uma CEO relataram ter mais mulheres em cargos de gerência sênior do que empresas com um CEO. As organizações lideradas por mulheres também tinham mais mulheres entre os 10% mais remunerados do que as empresas lideradas por homens e mais mulheres em papéis geradores de receita.

Além disso, os 64% das empresas que possuem um Diretor de Diversidade (CDO) tinham maior probabilidade de ter metas de D&I incluídas nas análises de desempenho da gerência sênior (59% em comparação com 20% das empresas sem um CDO). As empresas com um CDO também eram mais propensas a exigir uma lista diversa de candidatos a cargos gerenciais (67% em comparação com 31% das empresas sem CDO).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.