Natura & Co explora serviços financeiros para bancarizar consultoras e representantes

Iniciativa &Co Pay foi desenhada como um novo negócio dentro da Natura & Co, com serviços e soluções pensados no público-alvo de parceiras

Author Photo
7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Luciano Alves Abrantes, CTO da Natura & Co Luciano Alves Abrantes, CTO da Natura & Co Foto: Divulgação

Nos 18 países em que atua na América Latina, a Natura & Co soma mais de 4,5 milhões de consultoras e representantes que realizam a revenda de seus cosméticos e produtos de cuidado pessoal. Mas apesar de extensa, capilarizada e consolidada, essa rede ainda enfrenta um desafio que também é de grandes proporções: a desbancarização. Segundo a companhia, 40% de suas parceiras não possuem conta bancária.

Isso traz complexidades consideráveis para a cadeia da Natura & Co. Para as parceiras, a falta de conta bancária prejudica a gestão de negócios – ir a lotéricas para pagar boletos com dinheiro em espécie, por exemplo, pode oferecer um risco de segurança. A experiência do cliente também sofre, já que estas representantes lidam com opções de pagamento limitadas.

Para enfrentar essa realidade, a Natura & Co desenhou a nova unidade de negócio &Co Pay, focada em serviços e gestão financeira para consultoras e representantes e que foi vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras em TI de 2021 na categoria Bens de Consumo Duráveis e Não Duráveis.

Em entrevista ao IT Forum, Luciano Alves Abrantes, CTO da Natura & Co, contou que a história da &Co Pay começa a partir de uma experiência da Natura com o banco Santander. Para solucionar a questão da desbancarização, a companhia originalmente buscou uma parceria com um banco consolidado para o fornecimento de contas digitais, trabalhando por anos com essa abordagem.

A parceria trouxe aprendizados para a Natura e serviu como um primeiro passo exploratório com serviços financeiros. No começo do ano passado, no entanto, a companhia decidiu embarcar em uma jornada para enfrentar o problema por conta própria. “Nós percebemos que, para nossa rede, nós precisávamos oferecer uma experiência diferenciada. Precisávamos ir além de fornecer uma conta digital ou aplicativo de banco”, contou Abrantes.

Assim nasceu o projeto da &Co Pay, pensado desde o princípio como uma nova unidade de negócio e uma fintech gestada dentro da Natura. Segundo o CTO, a ideia foi não apenas criar um produto, mas uma plataforma que apoiasse consultoras e representantes com serviços financeiros e de gestão de dinheiro. “A gente tomou uma decisão bem ousada de olhar para isso desde o princípio como um novo negócio”, afirmou o executivo.

Uma solução orientada

Lançado no final de 2020, o &Co Pay já tem 300 mil contas. Conforme conta Abrantes, o projeto exigiu um esforço coletivo de áreas como Engenharia e Produtos para o desenho de soluções específicas para o público que a Natura desejava alcançar. Uma série de pesquisas de campo com consultoras foram realizadas no processo. “Um grande desafio era UX. A gente iria prover serviços financeiros para o nosso público, não era para a galera millenial”, brincou o CTO.

Para isso, a abordagem da companhia foi baseada em quatro pilares principais: gestão e educação financeira, que seria a oferta de contas digitais para gestão e controle de negócios; praticidade e autonomia, estimulando a independência financeira das mulheres representantes; expansão de negócios, através de ferramentas práticas para gestão financeira, oferta de crédito, antecipação de pagamentos e empréstimos para liquidez; e melhoria da experiência do cliente, com a ampliação das opções de meios de pagamento.

“O &Co Pay não é só uma fintech que coloca a conta digital na mão da consultora e fica tentando empurrar serviços financeiros que ela não precisa. Isso é uma premissa dessa unidade de negócios. Ela existe para alavancar o negócio core da Natura e empoderar nossas consultoras e representantes”, explicou o executivo.

Além das equipes internas, o projeto contou com uma série de parceiros, entre os quais estão nomes como Conductor, Dock, Visa e AWS.

Desafio do Pix

Ao longo da jornada, uma série de desafios surgiram. Um dos principais, conta Abrantes, foi o lançamento do Pix, o meio de pagamento instantâneo brasileiro que chegou em novembro de 2020. “Quando lançou o PIx, foi uma loucura”, comentou o executivo.

Foi nesse momento, no entanto, que a decisão da companhia de trabalhar a &Co como uma unidade de negócio desde o princípio, se provou acertada. Com uma estrutura ágil de produtos, capaz de priorizar backlogs e escutar os canais internos e o mercado, a empresa logo colocou o Pix em produção em sua nova unidade.

“O que aconteceu foi que quando surgiu o Pix, rapidamente percebemos que, para o nosso público, era uma coisa muito importante”, explicou Abrantes. “Nós redirecionamos nossa priorização rapidamente, lançamos o Pix e foi um sucesso absurdo. É o nosso serviço campeão com a rede”.

A empresa celebra os resultados obtidos pelo projeto até agora. Desde seu lançamento, a solução já teve mais de R$ 4 bilhões em transações processadas. Das 300 mil contas no &Co Pay, 190 mil cartões já estão nas mãos das consultoras.

Também em sua concepção, o projeto foi desenhado como uma iniciativa escalável e desacoplável. Abrantes não fala sobre o futuro do serviço, mas deixa claro que os planos de expansão da plataforma miram na Avon e além – incluindo outros países da região.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.