Não, Microsoft, não exija uma conta para configurar o Windows 11

Uma versão de visualização recente do Windows 11 faz uma mudança indesejada: exige uma conta da Microsoft ao instalar até o Windows 11 Professional

Author Photo
4:30 pm - 23 de fevereiro de 2022
windows11

Cara Microsoft – precisamos conversar.

Recentemente, você lançou uma nova versão de visualização do Windows 11 e conseguiu uma grande mudança com a qual muitos de nós em TI não estão felizes. Você fez essa alteração primeiro no Windows 11 Home, onde exigia que os usuários instalassem o sistema operacional com uma conexão com a Internet e configurassem o sistema com uma conta da Microsoft. (Na época, muitos achavam que exigir uma conta da Microsoft para usuários domésticos era uma boa ideia.)

Agora, você lançou o Windows 11 Insider Preview Build 22557 que exige uma conta da Microsoft ao instalar até mesmo o Windows 11 Professional. Para muitos, este não é um mandato considerado apropriado.

Primeiro, vamos ver o que ter uma conta da Microsoft faz quando você configura seu computador. Como a Microsoft aponta, a conta oferece a você um “passe de acesso total aos principais serviços da Microsoft. Se você usa algum desses serviços, já deve ter uma conta da Microsoft: Outlook.com, Office, Skype, OneDrive, Xbox Live, Bing, Microsoft Store, Windows ou MSN”. Se sua máquina tiver o Bitlocker habilitado, as chaves do Bitlocker serão copiadas na nuvem da Microsoft. E os usuários obtêm um local do OneDrive para armazenar arquivos e informações para que tenham um backup se forem atingidos por ransomware.

Todas essas vantagens soam maravilhosas, certo? Mas mesmo os usuários domésticos às vezes querem um computador apenas local sem acesso à Internet; ou deseja configurar uma máquina virtual; ou deseja uma rede ponto a ponto sem conexão com serviços em nuvem. Você entendeu a ideia. Os usuários querem escolhas. Eles querem privacidade. Há muitas razões pelas quais alguém pode não querer uma conta da Microsoft. E para aqueles que argumentam que um iPhone ou um telefone Android exige que você use uma conta para fazer login, lembre-se de que você está comparando sistemas operacionais de desktop com telefones. Em vez disso, você deve comparar o Windows com o macOS da Apple, onde você ainda pode configurar um computador sem precisar de uma conta vinculada a serviços em nuvem.

Além do requisito de conta, o Preview Build 22557 também oferece a capacidade de agrupar aplicativos fixados em pastas no menu Iniciar; um recurso ‘Do not disturb’; e o recurso ‘Focus’, entre outras mudanças. Mas é o comando da conta ao implantar o Windows 11 Professional que deixa os usuários um pouco chateados. Muitos configuram máquinas virtuais para teste e não querem o incômodo de configurar um computador com uma conta da Microsoft. Eu pessoalmente configurei tantas máquinas virtuais com uma conta da Microsoft que, ao fazer login na loja da Microsoft para usar ou testar algum software, tive que fazer login na lista de dispositivos para remover máquinas virtuais antigas. Embora você possa ter mais de 10 máquinas vinculadas a uma conta da Microsoft, a Microsoft Store ainda tem o que parece ser um limite arbitrário de 10 dispositivos.

Como observa a Microsoft Store: “Você pode usar até 10 dispositivos com a Microsoft Store. Se você não conseguir baixar aplicativos e jogos, você atingiu o limite de dispositivos da Microsoft Store. Desvincule um dispositivo, vá para a Microsoft Store e tente novamente”. Em seguida, tenho que fazer login e excluir um computador da listagem.

Embora a maioria das empresas provavelmente junte seus PCs às contas do Microsoft 365 de qualquer maneira ou use mecanismos de implantação que evitem a experiência pronta para uso, sei que quando estou testando vários sistemas, geralmente os configuro sem uma conta. (O processo de experiência pronto para uso garante que o usuário lide com várias perguntas e problemas durante a configuração.) Também configuro máquinas virtuais sem conexão com a Internet — outro novo comando com esta versão de visualização.

Apesar do requisito de conta, parece já haver soluções passo a passo, embora pareçam um pouco complexas. Conclusão: há claramente maneiras de contornar esse problema para aqueles que ainda implantam PCs Windows e máquinas virtuais individualmente. Mas a Microsoft deve reconhecer que os usuários às vezes precisam configurar máquinas sem configurações de conta obrigatórias.

Obviamente, para várias implantações do Windows, você deve usar ferramentas como o Autopilot. Com ele, você pode ignorar a configuração inicial de uma conta local e ir direto para a inserção de informações de domínio. E quando você chegar à pergunta sobre a conta na tela (supondo que você tenha o Azure Active Directory ou o Microsoft 365), você pode preencher as credenciais do Microsoft 365 e ignorar completamente a configuração de uma conta local ou conta da Microsoft. Ou você pode tentar autounattend.xml e usar um processo para pré-carregar a configuração no Windows 11.

Por fim, não se esqueça de dar feedback à Microsoft sobre esse problema. Abra um novo bug no aplicativo de comentários do Windows ou vote em um bug existente. A Microsoft disse que os itens que aparecem nessas versões de pré-visualização podem – ou não – aparecer na versão final do Windows 11. Se você tiver uma opinião forte sobre isso, informe a Microsoft.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.