Não é necessário ser uma startup para ser inovador

Author Photo
2:33 pm - 20 de junho de 2017

Facebook, Uber, Airbnb. Esses são exemplos clássicos de empresas que quebraram paradigmas em seus mercados, aproveitando o máximo potencial do digital. Mas e quando falamos de organizações centenárias, é possível inovar? Para Esteban Herrera, sócio e líder de negócio da ISG América Latina, a resposta é sim.

“Não é necessário ser novo para ser inovador”, sentenciou em apresentação no IT Forum Latam, que acontece nesta semana em Miami (EUA). Herrera comentou alguns casos de sucesso. Um deles é a Western Union, multinacional que oferece serviços financeiros e de comunicação. Nascida em 1851, a empresa, com sede em Denver, no Colorado, fechou 2016 com receita de quase US$ 6 bilhões, consagrando-se como líder do mercado de pagamentos de pessoas para pessoas.

Outro é a Pitney Bowes. Fundada em 1920, atua no segmento de e-commerce. Com receita em 2016 de US$ 3,4 bilhões, a companhia registra crescimento acelerado de sua estratégia digital e para comandar a unidade contratou recentemente experiente profissional do mercado de consultoria.

Contudo, embora a inovação esteja na agenda das empresas, na América Latina, segundo o estudo Antes da TI, a Estratégia, conduzido pela IT Mídia e apresentado pela ISG no evento, a maioria das empresas se vê como seguidora no quesito. Para chegar a essa conclusão, o levantamento ouviu 82 CIOs de cinco países (Colômbia, México, Argentina, Chile e Peru). “Por outro lado, há um aumento na participação da TI em inovação. Hoje, 36,2% dos executivos relatam participar ativamente do processo”, observou o especialista.

Para que possam inovam, alertou Herrera, executivos de TI e suas equipes precisam ser mais estratégicos, não só se conectando mais aos negócios, como também demandando o uso agressivo de terceiros. O sócio e líder de negócio da ISG América Latina indiciou que 42% dos CIOs respondentes do Antes da TI, a Estratégia estão de olho nisso e pensam em aumentar o uso da terceirização e 15,9% querem renegociar o contrato atual.

Esse quadro, segundo Herrera, está em linha com o desejo de os líderes de TI de desenvolver com êxito projetos complexos que tenham impacto aos negócios (61,8%) e posicionar a TI como estratégica para os negócios, indicado por 52,9% dos respondentes do estudo.

Atualmente, de acordo com o Antes da TI, a Estratégia, 42,4% do orçamento de TI na América Latina é direcionado para infraestrutura. Enquanto que 31,4% vai para pessoal e 26,3% para inovação. “Se os executivos querem investir em inovação, não se pode voltar quase metade do budget para manter as luzes acessas”, alertou ele.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.