Multinacional alemã promove campeonato de mecatrônica para estudantes

Desafios testam conhecimentos e habilidades técnicas na área de mecatrônica; provas são desenvolvidas por engenheiros e gestores da Festo

Author Photo
5:38 pm - 15 de agosto de 2018
Mecatrônica

A Festo, multinacional alemã que atua no mercado de automação industrial, anuncia a realização da Competição Festo de Mecatrônica 2018, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro, em São Paulo (SP).

Disputada por equipes compostas de uma dupla de alunos (de ensino técnico ou superior) e um professor, a prova é dividida em cinco tarefas que testarão conhecimentos e habilidades em áreas relacionadas à mecatrônica. As duplas devem estar devidamente matriculadas e atuantes em uma instituição de ensino técnico ou de nível superior e o professor contratado pela mesma instituição.

Além de terem suas habilidades técnicas e conhecimentos testados, os estudantes também precisam demonstrar competências valiosas, como planejamento, análise e resolução de problemas e trabalho em equipe. De acordo com Oscar Isayama, coordenador da Festo Didactic, o objetivo da competição é permitir que os estudantes experimentem o ambiente profissional técnico.

Ele explica que as provas são baseadas em algumas tarefas comuns no ambiente industrial como realizar a instalação de um equipamento, a documentação técnica de uma inspeção, a montagem de um novo dispositivo dentro de uma máquina, avaliar um equipamento com defeito, fazer um relatório e a correção da falha, entre outras coisas. “São provas baseadas na aplicação do conhecimento desses estudantes. A sala de aula é muito teórica e como a indústria é o objetivo da maioria, é preciso mostrar que eles possuem conhecimento prático”, comenta.

A equipe vencedora receberá uma viagem com todas as despesas pagas para a cidade de Stuttgart, na Alemanha, para conhecer a sede da Festo.

Inscrições

Para participar, as equipes devem preencher este formulário até o dia 14 de setembro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.