Mulheres são apenas 19% dos trabalhadores em tecnologia, diz estudo da Catho

Mulheres ganham 11% menos que os homens - e chega a ser 33% menor para alguns cargos

Author Photo
5:35 pm - 04 de março de 2021
A importância das mulheres na tecnologia

Uma pesquisa salarial realizada pela Catho em fevereiro e divulgada nesta quinta (4) mostra que, mesmo ocupando os mesmos cargos e tendo as mesmas funções, mulheres ganham até 34% menos que homens. Nos cargos de liderança, em todos os níveis, elas também ganham menos do que eles, chegando a até 24% menos em funções como gerente e diretor.

Na área de tecnologia o resultado também é desigual: somente 19% dos contratados é mulher e, em média, elas ganham 11% menos que os homens. A lista de cargos com menor representatividade inclui programadores (14% de mulheres), engenheiros de sistemas operacionais (15%) e analista de sistemas de automação (16%). Em termos de remuneração, as maiores diferenças estão entre engenheiros de sistemas operacionais (33% a menos para elas), administrador de segurança da informação (31%) e analista de redes (30%)

Leia mais: Brasil se destaca com 42% das iniciativas de IA na América Latina, em 2020

Segundo a pesquisa, mulheres enfrentam ainda outros obstáculos no mercado de trabalho. O segmento de tecnologia, mesmo mantendo contratações em ritmo acelerado durante a pandemia, tem dificuldade em inserir mulheres, principalmente em cargos de liderança.

Leia mais no IT Forum.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.