Notícias

Mozilla anuncia fim do suporte para o Firefox no Windows XP e Vista em 2018

A Fundação Mozilla planeja interromper todas as atualizações de segurança do Firefox no próximo ano para computadores pessoais com o Windows XP ou Windows Vista. “Hoje estamos anunciando junho de 2018 como a data final para suporte do Firefox no Windows XP e Vista”, disse a empresa em uma publicação no blog corporativo.

O Windows XP e o Vista foram aposentados pela Microsoft: o XP em abril de 2014 e o Vista, abril deste ano. Uma vez retirado o suporte, um sistema operacional deixa de receber atualizações de segurança da Microsoft. Os desenvolvedores de aplicativos, no entanto, podem continuar a suportar seus produtos em versões descontinuadas do Windows.

No fim do ano passado, a Mozilla disse aos usuários do Firefox que utilizam o Windows XP ou Vista que eles seriam automaticamente migrados para o Extended Support Release (ESR) do Firefox, um programa para empresas e instituições de ensino. As compilações ESR são atualizadas com correções de segurança a cada seis semanas, mas não recebem novos recursos ou aprimoramentos. Em vez disso, o Firefox ESR permanece estático por aproximadamente um ano, momento em que uma nova ESR é emitida. A Mozilla transferiu os usuários do Windows XP e Vista para o Firefox ESR versão 32 em março passado.

A data de junho de 2018, com a tag “Mozilla” e “fim de vida” do suporte, foi vinculada ao Firefox ERS 52, que está programado para receber sua última atualização de segurança em 1º de maio de 2018. A atualização estava programada para 26 de junho de 2018, o que significa que o Firefox em PCs XP e Vista deve ser protegido dos ataques de 1º de maio a 26 de junho, porque a primeira vez que o Mozilla corrigir o Firefox ESR sem atender ao Windows XP ou Vista será a última data.

Não está claro qual a porcentagem de usuários do Firefox executa o navegador nos dois sistemas operacionais, mas empresas de análise classificam o XP e o Vista como sistemas de pouca adesão. De acordo com a empresa de métricas Net Applications, o Windows XP equipava apenas 5,7% dos computadores pessoais no mundo no mês passado e o Vista — um dos maiores flops da Microsoft — equipa uma pequena faixa de 0,4% dos PCs do globo.

A Mozilla foi uma das últimas fabricantes de navegadores de internet a puxar o plugue do suporte do Windows XP e Vista. A Microsoft parou de atualizar o Internet Explorer no XP quando retirou o sistema operacional do mercado em 2014 e fez o mesmo com o IE no Vista há seis meses. O Google tirou o XP e o Vista da lista de suporte do Chrome em abril de 2016.

O Firefox representava quase 13% de todos os navegadores utilizados na internet em setembro, de acordo com a Net Applications. Nos últimos 12 meses, o número de usuários do Firefox cresceu quase 40%, recuperando-se de uma experiência de quase morte em 2016, quando parecia que o navegador estava indo para a extinção.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

9 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

9 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

11 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

13 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

14 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

15 horas ago