Categories: Notícias

Motoristas de táxi do Rio fazem manifestação contra o aplicativo Uber

Os motoristas de táxi do município do Rio estão fazendo hoje (11/11) uma manifestação contra o aplicativo de táxis Uber. Os taxistas estão saindo, desde as 6h30, de vários pontos da cidade, concentrados nas zonas sul, norte e oeste, tendo como destino o Centro Administrativo da prefeitura, na Cidade Nova, onde será feita uma grande concentração.

Os motoristas são procedentes de Campo Grande, da Barra da Tijuca, de Realengo, do Irajá, da Ilha do Governador e de Copacabana. A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão à frente da carreata para tentar reduzir os efeitos do trânsito na cidade. A ação, no entanto, está provocando grande confusão no trânsito, já que os taxistas trafegam com a velocidade reduzida e ocupam toda a pista.

O grupo que segue pela Avenida Radial Oeste, na zona norte, com mais de 200 carros, trafega a uma velocidade média de 20 quilômetros horários e praticamente paralisa o trânsito. Como é hora de rush,  por causa da ida para o trabalho, muitos se desesperam e ficam buzinando para que os taxistas liberem o trânsito.

Outro grupo numeroso de taxistas se concentrou na Avenida Atlântica, em Copacabana, e segue para a sede da prefeitura. Eles estão parados no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna.

Esta é a terceira carreata de protesto contra o Uber organizada pelos taxistas da cidade. Na primeira, no dia 24 de julho, os motoristas questionaram a legalidade do serviço de transporte de passageiros prestado por meio do aplicativo epediram a proibição do Uber ao prefeito Eduardo Paes.

Em setembro, Paes sancionou lei aprovada pela Câmara de Vereadores do município proibindo o funcionamento do Uber. A polêmica em torno da questão continuou em outubro, quando uma liminar do Tribunal de Justiça suspendeu os efeitos da lei e liberou o serviço. Os taxistas organizaram nova carreata de protesto contra a decisão da Justiça no dia 20 de outubro. A prefeitura recorreu contra a liminar mas, no início deste mês, teve o pedido negado pela Justiça, que manteve a decisão de primeira instância, permitindo a circulação do aplicativo, o que motivou o protesto de hoje.

Os motoristas pretendem também, após a manifestação na prefeitura, se deslocar em carreata até a sede do Tribunal de Justiça, na Praça XV de Novembro, para um ato contra a decisão da Justiça de permitir o funcionamento do Uber.

Outras capitais
Além do Rio de Janeiro, pelo menos mais quatro capitais do País – São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba –  também registraram o protesto de taxistas contra o funcionamento do aplicativo de transporte de pessoas. A intenção é que o Uber seja fiscalizado, de acordo com a presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi (Sinpetaxi) do Distrito Federal, Maria do Bonfim.
Em Brasília, cerca de 500 taxistas participaram da manifestação. Além do protesto, a categoria também promoveu uma ação social, arrecadando mantimentos para as vítimas do recente rompimento de barragens em Mariana, Minas Gerais.
Em agosto, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, vetou um projeto de lei que proibia o uso de aplicativos de prestação de serviço de transporte individual de passageiros. Na ocasião, Rollemberg determinou um prazo de três meses para que um grupo de trabalho avaliasse a possível regulamentação do serviço.
*Nota atualizada às 15h20 para inserir informações sobre protesto em outras capitais.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

15 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

15 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

16 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

17 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

17 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

18 horas ago