Monsanto confirma invasão de servidor

Author Photo
5:49 pm - 30 de maio de 2014
Monsanto confirma invasão de servidor
A Monsanto confirmou, nesta quinta-feira (30), que uma brecha no sistema de segurança de um dos servidores da companhia deixou expostas informações de cartões de crédito de alguns clientes e dados dos funcionários da empresa.

Segundo porta-voz da empresa ouvida pelo Wall Street Journal, a falha aconteceu em março, afetando cerca de 1.300 fazendeiros clientes da divisão Precision Planting, que produz equipamentos especializados para plantio de sementes. Ainda de acordo com a companhia, uma ou mais pessoas invadiram o servidor, entretanto, as investigações da companhia apontam que elas não estavam procurando por dados dos clientes.

A falha acontece em um momento sensível para a Monsanto, que está fazendo um grande investimento em vendas de serviços de dados para fazendeiros, visando aumentar a receita proveniente de sementes modificadas geneticamente e pesticidas. Os serviços foram contratados sob a promessa de compartilhar informações sobre plantações com os fazendeiros, e alguns grupos já expressaram preocupações sobre a segurança e administração dos dados. 

“Nós acreditamos que este acesso não autorizado não foi uma tentativa de roubar as informações dos clientes, além de não estarmos cientes do uso indevido das informações impactadas pelo incidente”, afirmou Christy Toedebusch, porta-voz da Climate Corp., unidade da Monsanto que gerencia os produtos de tecnologia para fazenda e os negócios da Precision Planting.

Ainda de acordo com Toedebusch, a invasão não afetou os dados coletados pelos equipamentos da Precision Planting, assim como os dados específicos de plantações de fazendeiros ou práticas de plantio.

Em uma carta da divisão Precision Planting para os consumidores, distribuída em 14 de maio, a companhia se desculpou pelo ocorrido e disse que iniciou uma investigação, tomando providências para conter o incidente. A companhia também se ofereceu a pagar o equivalente a um ano de monitoramento para os clientes. 

Segundo Toedebusch, a Monsanto, cujos sites atraem constantemente ataques de grupos hackers, está melhorando suas medidas de segurança em resposta à invasão. A companhia também contratou uma equipe forense para investigar o ocorrido e comunicou as autoridades legais. 

A American Farm Bureau Federation, organização sem fins lucrativos que protege os interesses dos produtores rurais, está mediando uma série de discussões com empresas de sementes como a Monsanto e a DuPont, assim como construtores de equipamentos, para determinar a melhor maneira de controlar o fluxo de dados dos fazendeiros. O Kip Tom, que controla uma fazenda de 81 quilômetros quadrados próxima à cidade de Leesburg, no estado de Indiana, e usa os softwares e hardwares da Precision Planting, afirmou ter recebido uma carta da Monsanto sobre a invasão. “Isso não irá nos espantar. Isso faz parte do mundo em que vivemos hoje, e nós apenas precisamos elevar o nível de segurança”, declarou o fazendeiro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.