Moeda digital do Facebook é redesenhada após crise inicial

Anunciada no ano passado, projeto encontrou sérios empecilhos e perdeu apoio de parceiros. Nova estratégia visa tirar finalmente o projeto do papel

Author Photo
6:00 pm - 22 de abril de 2020

A Libra, criptomoeda da rede social Facebook, resolveu passar por uma grande reformulação após insucessos iniciais, informa a agência Reuters.  

Após o plano inicial de ser lastreada por uma ampla variedade de moedas e títulos de dívida governamental ser rejeitado por bancos centrais e agências reguladoras, a ideia agora é vincular a nova moeda a moedas nacionais individuais e supervisionada por autoridades globais em uma reformulação que espera obter aprovação regulatória. 

A estratégia passa por oferecer “stablecoins” baseadas em moedas únicas. A relação ainda não está definida, de acordo com Christian Catalini, economista-chefe da Calibra, carteira digital do Facebook. “Estamos mantendo a arquitetura de uma libra de múltiplas moedas, mas fundamentalmente diferente e simplificada em relação ao plano original”, disse à Reuters.  

Outra estratégia, devido ao temor de que a nova moeda virasse alvo de lavagem de dinheiro e terrorismo, é o vínculo a Rede de Combate a Crimes Financeiros do Tesouro dos Estados Unidos (FinCEN, na sigla em inglês)

Novidades que adiam o plano inicial de lançamento, que vai do meio do ano para novembro ou final do ano. 

Aunciada em junho de 2019, a iniciativa passou por forte revés. Em outubro, em uma única tacada, as processadoras de pagamento Visa, Stripe, Mastercard e Mercado Pago, além da plataforma de marketplace eBay, anunciaram sua saída do projeto Libra. O que levantou a dúvida: após a saída de sete dos 29 membros fundadores da Libra Association, conselho sem fins lucrativos da criptomoeda do Facebook, qual seria o destino do projeto?  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.