Microsoft: tecnologia por um propósito maior

Projeto da Microsoft antecipa informações de regiões com risco de desmatamento e incêncios

Author Photo
1:00 pm - 23 de dezembro de 2023
Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil (Imagem: Divulgação)

Endereçar algumas das questões mais urgentes para apoiar no desenvolvimento social e econômico do País. Esse era o objetivo do Microsoft Mais Brasil, lançado em 2020 e vencedor do prêmio Executivo de TI do ano de 2023 na categoria ESG-S.

“Acreditamos que a tecnologia e a inteligência artificial têm um enorme potencial para se tornar um dos principais impulsionadores desse processo de forma sustentável. O plano é focado em três frentes de atuação: educação, capacitação profissional e empregabilidade; habilitação da economia digital por meio da tecnologia; e crescimento sustentável e impacto social. O nosso case inscrito no prêmio faz parte deste último pilar, é focado na plataforma PrevisIA e na ferramenta ClimaAdapt“, explica Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

A Microsoft, em conjunto com o Fundo Vale e a Imazon, desenvolveu a PrevisIA, que antecipa informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia por meio de Inteligência Artificial (IA).

Leia também: Conheça os CEOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Já o ClimaAdapt, lançado em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), é uma ferramenta que utiliza dados públicos, disponíveis nos órgãos que trabalham com a agenda de mudanças do clima, para gerar um mapa interativo que apresenta as vulnerabilidades específicas de cada região brasileira diante dos eventos climáticos extremos, com base em 15 critérios como PIB per capta, IDH, relevo e altitude do solo, entre outros.

“A missão de ambas as plataformas é fornecer informações valiosas e preditivas para a tomada de decisão pelas autoridades e pela sociedade, orientando sobre o uso de recursos na preservação da Amazônia e na adaptação às mudanças do clima. Essas duas soluções são ótimos exemplos da importância do uso da tecnologia para apoiar o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente o planeta e a sociedade”, comenta a executiva. Pela primeira vez, a votação das categorias de CEOs foram abertas ao público.

Para Tânia, ganhar em uma categoria que foi decidida por votação aberta é extremamente significativo, pois mostra que a sociedade reconhece os trabalhos sociais e de impacto positivo que a Microsoft vem realizado no País ao longo dos anos, extrapolando o círculo de especialistas do setor, que geralmente são mais impactados por esse tipo de solução.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

 

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.