Microsoft revela o Loop – e um novo documento colaborativo do Office

Embora seja improvável que substitua os documentos tradicionais do Office por enquanto, o Loop mostra um mundo pós-Office

Author Photo
8:45 pm - 04 de novembro de 2021
microsoft-loop

A Microsoft revelou esta semana um novo aplicativo de produtividade, o Loop, que combina elementos de documentos, planilhas e aplicativos de apresentação em um único espaço colaborativo.

“A tecnologia é efetivamente a visão da Microsoft para o futuro do Office, quebrando as barreiras rígidas entre os diferentes tipos de formato de arquivo, permitindo que o conteúdo seja desconstruído em componentes modulares que podem ser facilmente compartilhados entre os aplicativos, tornando mais fácil criar conteúdo de forma colaborativa”, disse Angela Ashenden, analista principal da CCS Insight.

Embora o aplicativo em si seja novo, a Microsoft vem pavimentando o caminho para o Loop há algum tempo com seu Fluid Framework. Anunciado há dois anos, o Fluid Framework remove barreiras entre os aplicativos do Microsoft 365, permitindo que componentes do aplicativo como tabelas, gráficos e listas sejam incorporados em diferentes aplicativos e atualizados em tempo real por vários usuários. Por exemplo, as alterações feitas em uma tabela de lista de inventário ou atualizações em notas de reuniões no OneNote serão imediatamente visíveis se o componente também estiver incorporado no Outlook ou no Teams.

Esses componentes de Fluid – agora chamados de “componentes de Loop” ou “Loops” – são um dos três elementos principais do novo aplicativo. Esses blocos de construção do componente de Loop podem ser incorporados em uma “página” de Loop que serve como uma tela compartilhada, contendo uma variedade de fontes de informações relacionadas a um projeto de equipe específico, por exemplo. As páginas do Loop são organizadas em “espaços de trabalho” de loop, que fornecem uma visão geral de vários documentos.

firefox 2021 11 04 19 36 41
As páginas Loop podem ser organizadas em espaços de trabalho Loop (Reprodução/Microsoft)

A Microsoft disse que os componentes de Loop estarão acessíveis no Microsoft Teams, Outlook e OneNote ainda este mês. A empresa prometeu mais detalhes sobre a disponibilidade do aplicativo Loop autônomo “nos próximos meses”.

Uma ‘mudança de mentalidade massiva’ para o mercado

“O lançamento do Loop é uma jogada ousada da Microsoft”, disse Raúl Castañón, analista sênior da 451 Research, uma divisão da S&P Global Market Intelligence. “Os processadores de texto estão muito atrasados para uma nova abordagem”.

Castañón vê o aplicativo Loop como um complemento, e não um substituto dos aplicativos tradicionais de edição de documentos. “Em vez disso, é uma ferramenta destinada a casos de uso para os quais os processadores de texto não foram projetados, com recursos para colaboração em tempo real e assíncrona, integração com sistemas de registro e automação de fluxo de trabalho”, disse ele.

O documento tudo-em-um é um conceito que já obteve sucesso com startups como Coda, Airtable e Notion; Quip, adquirida pela Salesforce em 2016, também buscou modernizar os documentos de escritório. E o Google no início deste ano apresentou seus “building blocks” [“blocos de construção”] de telas inteligentes; o conceito é semelhante no sentido de que vincula informações entre aplicativos de espaço de trabalho, como Documentos e Planilhas, com pesquisas simples e listas de verificação atualizadas simultaneamente entre os aplicativos.

(O Google Wave, lançado em 2009 e encerrado no ano seguinte, pode ser visto como um precursor de algumas dessas ferramentas, embora tenha sido considerado à frente de seu tempo.)

Embora faça sentido para a Microsoft adotar novos tipos de documentos, o Loop representa uma mudança significativa que pode levar algum tempo para os usuários de aplicativos do Office se adaptarem, disse Ashenden.

“Ainda é o começo da tecnologia e não vai suplantar os aplicativos do Office nos fluxos de trabalho da maioria das pessoas tão cedo. Mas mostra que a Microsoft reconhece a necessidade de estabelecer as bases para um mundo pós-Office”, disse ela.

“Promover o Loop como um aplicativo discreto ajudará a expandir seu público, obter informações dos primeiros usuários e entender o apetite e a melhor direção a seguir”, disse ela. “Mas é uma grande mudança de mentalidade para o mercado”.

Componente Loop no Dynamics 365 a caminho

Notícias relacionadas, também apresentam um novo componente de Loop que conecta registros do Dynamics 365 a aplicativos no pacote Office 365 da empresa.

Conectar seus aplicativos de negócios com ferramentas de produtividade, como a capacidade de incorporar bate-papo do Teams ao aplicativo de vendas do Dynamics 365 (anunciado no início deste ano e atualmente em versão prévia) tem sido um foco crescente para a Microsoft.

O novo componente Loop, também anunciado no Ignite Microsoft esta semana, se baseia na ideia, permitindo que os usuários acessem um registro do cliente diretamente no Teams, por exemplo, e editem informações como alterar o status de uma oportunidade de vendas para “em andamento”, enquanto destacam qual usuário está fazendo alterações.

O componente Loop está programado para estar disponível em visualização pública no final de 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.