Microsoft pisa no freio na contratação

A Microsoft está recuando na contratação de talentos de tecnologia para seus grupos de software de bate-papo e conferência do Windows, Office e Teams

Author Photo
9:55 am - 30 de maio de 2022
contratação

A Microsoft está recuando na contratação de cotas para seus grupos de software de bate-papo e conferência do Windows, Office e Teams.

A empresa aparentemente está reajustando as necessidades de pessoal em reação a uma economia global que foi atingida pelo aumento dos preços, problemas na cadeia de suprimentos e efeitos colaterais da guerra na Ucrânia. O movimento foi relatado pela primeira vez pela Bloomberg.

“À medida que a Microsoft se prepara para o novo ano fiscal, está garantindo que os recursos certos estejam alinhados com a oportunidade certa. A Microsoft continuará a aumentar o número de funcionários no próximo ano e adicionará foco para onde esses recursos vão”, disse a empresa em um comunicado.

Os preços das ações da Microsoft caíram até agora este ano, de cerca de US$ 337 por ação no início de janeiro para cerca de US$ 265 por ação hoje, segundo o Markets Insider. (Os mercados financeiros em geral também caíram no ano.)

A Microsoft não está sozinha. Um punhado de outras grandes empresas de tecnologia reconheceram movimentos semelhantes na contratação – o mais recente sendo a Salesforce e a fabricante de software e placas gráficas Nvidia, que durante sua teleconferência de resultados na quarta-feira disse: “Estamos desacelerando por enquanto para integrar esses novos funcionários e concentrar nosso orçamento em cuidar dos funcionários existentes enquanto a inflação persistir”.

Outras empresas que anunciaram desacelerações nas contratações incluem Lyft, Snap, Uber, Meta, Salesforce e Coinbase – todas fizeram movimentos semelhantes em meio à queda dos preços das ações, de acordo com o Protocol.

As questões de pessoal na Microsoft e em algumas outras empresas não refletem necessariamente o mercado de trabalho de tecnologia como um todo. O número de vagas de emprego estava em uma alta de 11,5 milhões no final de março, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS) dos EUA. Enquanto isso, em cada um dos últimos seis meses, mais de 4 milhões de pessoas deixaram seus empregos, segundo a agência.

Em tecnologia, a escassez de talentos é muito pior do que na maioria dos outros setores. Enquanto a taxa de desemprego nos EUA gira em torno de 3,6%, para o setor de tecnologia é de 2%, de acordo com a CompTIA, uma associação sem fins lucrativos para o setor de TI e força de trabalho.

Isso levou os empregadores em todos os EUA a intensificar sua busca por trabalhadores – e a rever as qualificações (como um diploma universitário de quatro anos) de que precisam.

Enquanto isso, na Microsoft, todas as novas contratações devem ser aprovadas por Rajesh Jha, Vice-Presidente Executivo, e sua equipe de liderança, de acordo com a Bloomberg.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.