Microsoft lança nova versão perpétua do Office para empresas

Novo pacote Office LTSC 2021 é subconjunto do catálogo de recursos do Office 365 que permanecerá inalterado até o fim do suporte

Author Photo
9:00 am - 22 de setembro de 2021
Microsoft Office

Microsoft anunciou na semana passada a disponibilidade da próxima edição do Office de licença perpétua para clientes comerciais e governamentais.

Chamado de “Office LTSC 2021“, sendo LTSC a sigla para “Long-term Support Channel” (ou Canal de Manutenção a Longo Prazo, em português), o novo pacote do Office foi construído como um subconjunto do catálogo de recursos do Office 365 (e seu irmão mais caro e abrangente, Microsoft 365) que, uma vez lançado, viverá inalterado até esgotar o suporte.

“Lembre-se de que o Office LTSC 2021 inclui apenas alguns, mas não todos, os recursos disponíveis nas versões do Office que vêm com um plano do Microsoft 365 (ou Office 365)”, alertou a Microsoft em um documento de suporte. “O Office LTSC 2021 não receberá nenhum novo recurso agora que foi lançado”.

Essas características são apenas algumas das LTSCs do Office que a Microsoft há muito usa para lançar a licença perpétua como de segunda classe (ou mesmo de terceira classe) em comparação com o Office 365 e o Microsoft 365, que não podem ser comprados. A Microsoft tem larga preferência que clientes optem pelos planos de assinatura desses últimos produtos porque a receita é, em primeiro lugar, sem fim e, em segundo lugar, regular e, portanto, conhecível (mais ou menos) com antecedência. Ela abertamente coloca políticas em versões de licença perpétua ou limita o que o software pode fazer para empurrar os clientes para assinaturas.

Qual a nova limitação mais notável para esta iteração? Uma redução dramática no suporte: o Office LTSC 2021 terá suporte por apenas cinco anos, metade do tempo da maioria dos pacotes Office anteriores (e dois anos a menos do que o Office 2019, truncado antes do lançamento). De acordo com o site do ciclo de vida de suporte da Microsoft, o Office LTSC 2021 receberá suporte até 13 de outubro de 2026.

Esse suporte consistirá em atualizações de segurança e, aparentemente, apenas atualizações de segurança. “A Microsoft não fornecerá correções de código para resolver problemas não relacionados à segurança”, afirmou a empresa em uma página informativa on-line.

Uma das restrições mais intrigantes no Office LTSC 2021 é a exclusão de uma licença completa para o Teams, o produto/serviço mais elogiado no catálogo da Microsoft desde o início da pandemia de Covid-19, no início de 2020. “O Office LTSC 2021 inclui o aplicativo de cliente Teams, mas inclui apenas o serviço gratuito ou a [versão] Exploratory do Microsoft Teams”, reconheceu a Microsoft.

O Teams Exploratory, por exemplo, é um teste de 12 meses que exige que os clientes atualizem para um plano do Microsoft 365 para continuar usando a plataforma de colaboração.

O Office LTSC 2021 está disponível apenas por meio de licenciamento por volume e vem em versões de composições diferentes para Windows e macOS. A versão do Windows será executada no Windows 10 e no prestes a ser lançado Windows 11, que deve estrear em 5 de outubro.

Essa data também será o lançamento da versão para consumidores e pequenas empresas do Office LTSC 2021. Chamado “Office 2021” – quebrando um precedente de nomenclatura ao usar o ano atual para um pacote introduzido no segundo semestre daquele ano – será a única edição disponível no varejo ou diretamente da Microsoft para clientes de licenciamento sem volume.

Embora os preços do Office 2021 permaneçam iguais aos de seu predecessor de 2019, a Microsoft já afirmou que os custos do Office LTSC 2021 serão aumentados em 10%.

A Microsoft descreveu as novidades do Office LTSC 2021 (e do Office 2021) aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.