Microsoft inicia na América Latina projeto para democratizar acesso à web

Chamado AirbandI nitiative, projeto quer levar internet rápida para mais de 40 milhões de pessoas até julho de 2022

Author Photo
11:00 am - 09 de outubro de 2019

A Microsoft anunciou que irá ampliar seu programa de acesso à internet, chamado Airband Initiative, para outros países. O projeto foi criado em 2017 para levar conexão de qualidade para zonas rurais dos Estados Unidos. Neste novo momento, a empresa irá implementar a iniciativa em países na América Latina e África Subsaariana, sendo que a meta é impactar 40 milhões de pessoas até 2022.

De acordo com a empresa, o trabalho será realizado em conjunto com órgãos locais, que conhecem as dificuldades e características de cada região.

A equipe encarregada da ‘Airband’ ficará responsável por auxiliar na parte técnica necessária, habilitando a construção de rede de internet, mediar questões regulatórias, buscar financiamento e construir um ecossistema de apoio para que os países não fiquem dependentes da gigante de tecnologia.

 

Incentivo à conexão

No comunicado sobre a iniciativa, a Microsoft já apresentou projetos-pilotos realizados na Colômbia e Gana, países que estão dentro das regiões que serão auxiliadas pela companhia.

No nosso país vizinho o projeto conseguiu levar internet de qualidade para 6 milhões de pessoas espalhadas pelo país, além de realizar pequenas ações conectando escolas e fazendas. Já em Gana, foi possível levar banda larga para 800 mil pessoas que vivem em áreas rurais, por meio de parcerias com empresas locais.

Além de Microsoft, Google e Facebook também possuem projetos para expandir o acesso à internet para a população carente ou que vive em locais sem estrutura de conexão.

E a tarefa está longe de ser concluída: de acordo com relatório feito pela Broadband Comission sobre o status das redes de internet globais, o acesso à rede mundial de computadores ainda é lento e complicado na maior parte dos países, sendo que apenas 14,1% da população global possui um serviço mensal de uso para a internet.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.