Microsoft está de olho nos negócios globais do TikTok

O grupo americano analisa possibilidade de expandir a compra do aplicativo chinês a outras regiões, incluindo Índia e Europa

Author Photo
4:00 pm - 07 de agosto de 2020

Após dizer no domingo que compraria os negócios da TikTok na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, fontes dizem que a Microsoft busca acordo para comprar todos os negócios globais do aplicativo pertencente à empresa chinesa ByteDance.

De acordo com jornal Financial Times, a Microsoft está buscando um acordo para comprar, inclusive, as operações do aplicativo de vídeo na Índia e na Europa, segundo cinco pessoas com conhecimento das negociações. O TikTok não opera na China e esse acordo não se estenderia ao seu aplicativo irmão, Douyin, voltado para a China.

A Índia é o maior mercado da TikTok, com mais de 650 milhões de downloads, de acordo com os dados da Sensor Tower. Em junho, porém, foi proibido no país, quando o governo criou uma lista com 59 aplicativos chineses considerados ameaças à segurança nacional.

Uma fonte próxima à ByteDance na Índia disse que havia um “acordo em andamento” com a Microsoft para a TikTok India. Caso não haja negociação, a ByteDance poderia vender a TikTok India para investidores estrangeiros ou compradores indianos. A ByteDance licenciaria sua tecnologia para a empresa e dividiria as receitas.

Entretanto, uma pessoa próxima às operações da empresa chinesa na Ásia-Pacífico sugeriu que a Microsoft havia sido atraída pela ideia de comprar todos os negócios globais da TikTok pela dificuldade de separar funções administrativas, como RH, e garantir que os usuários da TikTok em um país ainda pudessem usar o aplicativo se viajassem para outro país, diz o jornal.

A Microsoft discutiu a adição de um acordo pelo qual teria um ano para separar o TikTok de sua controladora chinesa e abordar as preocupações do governo dos EUA sobre a segurança dos dados gerados pelo aplicativo, de acordo com a publicação.

As empresas têm até 15 de setembro para chegar a um acordo e impedir que o TikTok seja banido nos EUA.

Duas pessoas que acompanham de perto as negociações disseram que seria difícil cumprir o prazo. Uma delas chegou a dizer que levaria entre cinco e oito anos para separar completamente o software. Fontes falaram ao Financial Times que há uma longa lista de obstáculos que impedem a transação, incluindo o preço, e que elas poderiam correr em até 5 ou 8 anos, impossibilitando o cumprimento do prazo.

Existem muitos interessados nas negociações entre o aplicativo chinês e a gigante norte-americana. Uma pessoa envolvida disse ao jornal que as discussões eram como “xadrez multidimensional”.

O anúncio sobre as negociações aconteceu depois de a Microsoft tentar interromper bloqueio do aplicativo nos Estados Unidos. Na sexta-feira (31), Donald Trump alegou que ordenaria o bloqueio do TikTok no país no sábado (1), sob a alegação de que o aplicativo não respeitava a privacidade dos usuários norte-americanos.

A medida foi interrompida com uma manifestação do CEO da Microfot, Satya Nadella, afirmando que a gigante de tecnologia está em negociação com a ByteDance. Segundo Nadella, o bloqueio poderia prejudicar a negociação.

Os executivos da Microsoft tentaram amenizar o governo chinês, que tenta evitar ser pego no fogo cruzado entre Pequim e Washington, disseram duas pessoas ao jornal. Uma pessoa próxima à Microsoft insistiu na sugestão de que o grupo de tecnologia dos EUA estivesse discutindo trocas de ativos na China como parte de um acordo.

Na segunda-feira (3), Trump disse que “provavelmente é mais fácil comprar a coisa toda do que comprar 30% dela” e falou ainda que quem comprar o TikTok teria que pagar uma taxa “substancial” ao Tesouro dos EUA, segundo o Financial Times.

ByteDance e Microsoft se recusaram a comentar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.