Microsoft está construindo um Windows mini com a ARM

Em algum momento de 2023, a Microsoft lançará seu primeiro desktop do Project Volterra

Author Photo
10:00 am - 03 de junho de 2022
Microsoft

Há sete anos, a Microsoft surpreendeu o mundo – e seus parceiros de hardware – ao lançar seu primeiro laptop: o Surface Book. Foi um fracasso. Mas, ao contrário de alguns experimentos de hardware da Microsoft que eu poderia mencionar – o tablet Surface, Surface RT e o infame Kin phone – a Microsoft continuou apostando no Surface Book. Hoje, seus descendentes, como o Surface Laptop Studio, são ótimos laptops.

Agora a Microsoft vai tentar algo novo novamente: seu primeiro desktop via Project Volterra.

Acredite ou não, em vez de rodar em um processador AMD ou Intel, será uma máquina ARM. Agora, eu sei o que você está pensando: “Este será outro fiasco como o Windows RT ou uma máquina de uso limitado como o Surface Pro X, não é?” Na verdade, acho que não. Eu acho que a Microsoft vai acertar com o ARM desta vez. E, se você me conhece, sabe que não sou um ‘fanboy’ da Microsoft.

Veja só, é tudo sobre os desenvolvedores. Em vez de emular x86 no ARM, que sempre garantiu que os programas fossem lentos, a Microsoft desta vez está fornecendo um kit de desenvolvimento de software (SDK) de ponta a ponta e ferramentas de programação que serão nativas do ARM.

O Projeto Volterra incluirá (respire fundo):

  • Visual Studio 2022
  • Visual Studio Code
  • Visual C++
  • Modern .NET 6 and Java
  • Classic .NET Framework
  • Windows Terminal
  • Windows Subsystem for Linux
  • Windows Subsystem for Android

Em outras palavras, a Microsoft dará aos programadores tudo o que eles precisam para construir programas em ARM que possam realmente tirar proveito de suas virtudes arquitetônicas. Não estou pronto para declarar que o WinARM substituirá o Wintel, mas este é um sério avanço de hardware para a Microsoft.

Espera-se que o PC do Project Volterra seja executado em um processador Snapdragon ainda a ser nomeado. Terá quatro dessas CPUs e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para programação de Inteligência Artificial e Machine Learning (AI/ML). A Qualcomm Technologies também fornecerá um SDK de processamento neural da Qualcomm para este novo kit de ferramentas do Windows.

Há rumores de que a equipe do Surface está construindo com a Qualcomm e que será lançado com um System on a Chip (SoC) Snapdragon. Isso também representaria um passo à frente para o Windows no ARM. No passado, a Microsoft evitou a tecnologia ARM de ponta.

A nova máquina também incluirá o que Rob Enderle, da Computerworld, chama de Unidade de Computação do Azure (ACU). Este chip tem como objetivo facilitar a transferência de cargas de trabalho entre o PC e a nuvem, conforme necessário, para os PCs com Windows.

Hmmm, um desktop Windows que depende da nuvem — onde já ouvi essa ideia antes?

Espera-se que o PC desktop em si seja do tamanho de um Mac mini. Embora a Microsoft ainda não tenha divulgado nenhuma especificação, já posso dizer que terá uma porta Gigabit Ethernet, suporte a Wi-Fi 6 e uma porta HDMI para o vídeo. Com uma dependência do Azure, duvido que tenha uma unidade de estado sólido (SSD) muito grande, digamos 512 MB, ou muitas portas USB-C.

A Microsoft não tentará vender isso aos consumidores. Seu trabalho será ajudar desenvolvedores e programadores de IA/ML. Dito isso, eu sei que alguns dos meus amigos fãs do ARM já estão querendo colocar as mãos em um.

Eu? Acho que esse pode ser o avanço mais significativo da Microsoft em hardware de desenvolvimento desde o Azure. Estarei assistindo com grande interesse para ver o que a Microsoft tem a oferecer e qual o seu desempenho.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.