Microsoft encerra suporte ao Windows 10 em outubro de 2025

Ciclo de vida do sistema operacional será encerrado após pouco mais de dez anos de existência

Author Photo
2:11 pm - 14 de junho de 2021
Windows 10 Adobe Stock

A Microsoft irá encerrar o suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, revelou a empresa em uma atualização na página de suporte do sistema operacional.

Originalmente lançado em julho de 2015, a versão atual do software encerrará seu ciclo de vida com pouco mais de uma década de existência. O período é o mesmo de versões anteriores do Windows.

Segundo o site Thurrott, esta é a primeira vez que a companhia divulga uma data para o fim do ciclo de vida do Windows 10. Ainda de acordo com a publicação, a data marca o fim do suporte de versões específicas do sistema, mas não do Windows 10 como um tudo.

A atualização é mais um indicativo de que a Microsoft se prepara para apresentar uma nova versão do Windows. Durante o Microsoft Build, evento para desenvolvedores da companhia, Satya Nadella, CEO da Microsoft, antecipou que novidades sobre a “nova geração” do sitema operacional viriam “em breve”.

A expectativa é que a próxima atualização do Windows seja a mais ostensiva da década, incluindo mudanças na interface e design do sistema operacional.

Isso inclui algumas mudanças já anunciadas, como uma atualização para ícones do sistema, incluindo programas que permanecem com o mesmo visual desde o Windows 95. Melhorias na interface de áudio Bluetooth e a adição do Auto HDR, disponível no Xbox, também estão no pacote.

Mudanças também serão implementadas na loja de aplicativos do Windows, que deve se tornar mais aberta para o ecossistema. Uma das possibilidades, apontam rumores, é que a comercialização de aplicativos terceiros será liberada.

(Com informações de Thurrott)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.