Microsoft e Oracle anunciam interconexão de nuvens no Brasil

Parceria deve beneficiar clientes corporativos com ambientes multicloud de baixa latência e sem custos adicionais de transferência de dados

Author Photo
7:09 pm - 16 de agosto de 2021
nuvem

A Microsoft e a Oracle anunciaram nesta segunda-feira (16) a ampliação da parceria global entre as empresas com a interconexão entre seus serviços de nuvem no Brasil, Azure e Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Localizada em Vinhedo, interior do Estado de São Paulo, esta é a oitava região de interconexão entre os serviços criada desde o início do acordo, em 2019.

A aliança permitirá aos clientes migrar operações e executar cargas de trabalho com baixa latência e adotar estratégias multicloud. Além disso, a interconexão também otimiza a migração e a criação de aplicativos por meio da oferta de uma variedade de recursos e ferramentas. Os clientes dos serviços recebem suporte colaborativo, com consultoria e atendimento de ambas as empresas.

“Com a solução de interconexão, os clientes Microsoft e Oracle podem se beneficiar de um ambiente multicloud com baixíssima latência, comunicação segura, privada e sem custos adicionais de transferência de dados. Isso permite aos nossos clientes distribuir seus workloads aproveitando o melhor de cada provedor”, detalhou Marcos Pupo, vice-presidente sênior Tech Cloud, da Oracle América Latina.

Leia mais: Emicida abre IT Forum Trancoso nessa quarta (18); Saiba como assistir

Para Mariana Hatsumura, diretora de Azure na Microsoft Brasil, a interconexão permitirá a aceleração da inovação no país, viabilizando, por exemplo, a migração de aplicativos sem a necessidade de redesenhar soluções ou comprometimento de desempenho. “Isso faz com que o processo seja mais rápido e as equipes possam se desprender de atividades triviais para desenvolver novas tecnologias que vão impactar o futuro da sua empresa e de seu setor”.

A região de interconexão do Brasil se junta a outras sete distribuídas nos países Inglaterra, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão. As duas empresas afirmaram que pretendem investir em novas regiões.

TIM Brasil

Em março, a TIM Brasil iniciou a migração de sua infraestrutura em nuvem para um ambiente multicloud. Com o acordo entre Microsoft e Oracle, a empresa passa a utilizar a conexão entre os dois serviços de nuvem.

Agora, a TIM pretende iniciar uma jornada de digitalização que otimizará processos de atendimento ao cliente, operações internas, faturamento, arrecadação e gestão de plataformas digitais com rapidez, escalabilidade e segurança. O processo de migração deve ser concluído em dois anos.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.