Notícias

Microsoft e LinkedIn lançam programa de capacitação para a economia digital

A Microsoft e o LinkedIn anunciaram na terça (29) acesso gratuito a 350 cursos e seis novas certificações da Microsoft específicas para as carreiras “mais procuradas na economia digital“. O programa “Caminhos para aprender habilidades para o emprego” oferecerá ainda 50 mil assinaturas de LinkedIn Premium para alunos de parceiros sem fins lucrativos da Microsoft e do LinkedIn que conseguiram uma dessas certificações. A assinatura concede acesso a 18 mil cursos do LinkedIn Learning, dizem as empresas.

Usando dados do LinkedIn e do Burning Glass Institute, a Microsoft analisou listas de empregos para determinar seis cargos com alta demanda. São eles: Assistente Administrativo, Gerente de Projetos, Analista de Negócios, Administrador de Sistemas, Desenvolvedor de Software e Analista de Dados. Os novos cursos e certificados serão oferecidos em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, português, chinês simplificado e japonês.

Até 2025, a Microsoft quer treinar e certificar 10 milhões de pessoas globalmente. O lançamento faz parte da Iniciativa Global Skilling da Microsoft.

No Brasil, segundo a empresa, como parte da iniciativa já foram treinadas 1,3 milhão de pessoas desde julho de 2020 em diversos cursos oferecidos pelas duas companhias. Os principais caminhos foram Letramento Digital e Produtividade, Fundamentos de Inteligência Artificial, PowerApps,  Power BI, Fundamentos do Azure, Introdução ao C# (C Sharp), Fundamentos de Power Platform, Gestão da Colaboração de Equipes com o Microsoft 365 e Proteção Contra Ameaças de Segurança com o Microsoft 365. 

“Por meio deste novo programa, e com o apoio de parcerias estratégicas com o setor público e organizações sem fins lucrativos, podemos contribuir para oferecer à sociedade cursos de capacitação e aumento das chances de empregabilidade dos brasileiros em escala. Esperamos oferecer a oportunidade para que milhões de pessoas aprendam as habilidades mais necessárias para o sucesso na economia digital”, comenta a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino.  

As novas Certificações Introdutórias foram projetadas para ajudar os alunos a preencher a lacuna do letramento digital e proporcionar fundamentos para o treinamento de habilidades técnicas mais avançadas e obtenção de certificações para o mercado de trabalho, dizem as empresas. Ao concluir uma trilha de aprendizagem, os alunos receberão certificados digitais do LinkedIn que indicam aos empregadores a conquista e fluência do candidato naquele conjunto de habilidades.  

Todos os cursos estão disponíveis no LinkedIn (em inglês) nesse site.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago