Microsoft disponibiliza oferta para impulsionar a migração para a Azure

Disponível a partir deste mês, Azure Data Box permite que empresas movam grandes volumes de dados para a nuvem da Microsoft

Author Photo
3:48 pm - 20 de julho de 2021
Azure

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20) que passa a disponibilizar o Azure Data Box no Brasil a partir deste mês. A solução facilita a migração de grandes quantidades de dados das organizações para a plataforma de nuvem Microsoft Azure, garantindo a segurança desse processo.

Em vez de importar dados para a nuvem enviando discos rígidos para seus data centers, agora os usuários do Azure, por meio do dispositivo, são capazes de adotar o modelo “self managed shipping”. Nele, o próprio cliente solicita e retira o dispositivo em um endereço indicado. Logo, os dados podem ser transferidos através da rede local usando protocolos padrão como SMB e CIFS.

“O Azure Data Box é um produto robusto, resistente à violação e danos externos, como quedas e explosões, e certamente ajudará as organizações a superarem as barreiras de transferência de dados que dificultam a adoção da nuvem e retardam a inovação”, detalhou Rodolpho Ugolini, gerente de Marketing Azure na Microsoft.

Leia mais: Puxada por nuvem, IBM reporta melhor trimestre em três anos

Os produtos lançados aqui incluem o Data Box, um dispositivo com capacidade para 100 TB, que usa protocolos NAS padrão e ferramentas de cópia comuns e possui criptografia AES de 256 bits para trânsito mais seguro. E, ainda, o Data Box Disk, um SSD de 8 TB com interface USB/SATA e criptografia de 128 bits ideal para personalizar a migração de workloads, uma vez que está disponível em pacotes de até cinco para um total de 40 TB. A utilização é cobrada com base em uma taxa fixa.

Após a carga dos dados, os dispositivos são limpos de acordo com os padrões da Publicação Especial do NIST 800-88, revisão 1. O serviço já está disponível em países como Estados Unidos, Reino Unido, Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Índia, África do Sul e Austrália.

A oferta integra os esforços do plano Microsoft Mais Brasil, que visa acelerar a inovação digital por meio da expansão da infraestrutura de nuvem no país. Além disso, o movimento fortalece a estratégia de serviços de Azure no território.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.