Microsoft disponibiliza nova interface do Microsoft Office

A atualização visual se aplica a Word, Excel, PowerPoint e OneNote

Author Photo
11:00 am - 06 de dezembro de 2021
office

A Microsoft começou a implementar o novo design do pacote Office para todos os usuários do Office 365 e Office 2021, na última terça-feira (02). A atualização da interface do Office foi anunciada no final de junho, projetada para o Windows 11, e se aplica ao Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

A Microsoft disponibilizou o novo visual do Microsoft Office automaticamente para 50% dos seus usuários de assinatura que executam compilações do Current Channel e usuários do Microsoft Office Home & Student 2021, Microsoft Office Home & Business 2021, Microsoft Office Professional 2021 e Microsoft Office Personal 2021, segundo a empresa.

A nova interface do Office foi projetada para corresponder às mudanças visuais do Windows 11 e, segundo publicação do The Verge, inclui uma aparência mais arredondada para a barra de fita do Office, com alguns ajustes sutis nos botões do Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

De acordo com o anúncio da empresa, feito nesta quinta-feira, a atualização visual pode ser facilmente desligada ou ligada usando o recurso ‘Coming Soon’ [Em breve], localizado no canto superior direito do aplicativo. “No Word, Excel,  PowerPoint  ou  OneNote, basta clicar no ícone de megafone para abrir o painel ‘Coming Soon’, ler mais sobre as alterações da atualização visual e usar o botão de alternância para alternar entre a interface nova e a atual e aplicar a configuração a todos os aplicativos Office”, diz a empresa.

Em consonância com a proposta do Windows 11, o novo design busca melhorar a experiência de colaboração dos usuários.

“Quando se trata do legado da Microsoft, o Windows e o Office são duas cabeças. Cada um tem um propósito poderoso, mas quando usados em conjunto – como em aplicativos do Office em dispositivos Windows – a experiência cria muitos pontos de preocupação para o cliente. Inconsistências, excessivamente IU complicada e experiências dolorosas de colaboração estavam entre os principais desafios que as pessoas enfrentavam”, escreveu Rachel Romano, designer de UI da Microsoft, em artigo postado na plataforma Medium, no final de outubro.

“De muitas maneiras, lidar com esses pontos problemáticos continua a jornada de design de Power & Simplicity que começamos há vários anos. O Office sempre foi uma ferramenta incrivelmente poderosa, mas estava muito longe de ser simples. Queríamos torná-lo mais fácil, rápido e mais agradável para as pessoas usarem seus aplicativos e recursos favoritos do Office, então começamos a simplificar radicalmente nosso pacote. Fluent, o sistema de design da Microsoft, foi fundamental para isso”, disse Romano.

O Office agora corresponde ao seu tema do Windows por padrão e todos os temas receberam uma atualização. O usuário pode experimentar a atualização visual em qualquer tema do Office de sua preferência, incluindo preto (com o Modo escuro do Word ativado), branco, colorido ou cinza escuro.

Outra mudança destacada pela Microsoft é a barra de ferramentas de acesso rápido, que agora está oculta por padrão para tornar a interface mais simples. Para exibi-la novamente basta clicar com o botão direito na faixa de opções ou clicar no ícone ‘Ribbon Display Options’ [Opções de exibição da faixa de opções] e, a seguir, em ‘Show Quick Access Toolbar’ [Mostrar barra de ferramentas de acesso rápido].

Esta atualização visual tornou-se disponível automaticamente para alguns usuários do Canal Atual no Windows 10 executando a versão 2110 e compilação 14527.20226 ou posterior. O usuário que não ver a atualização, precisará reiniciar qualquer aplicativo do Office para vê-lo. Caso contrário, se ainda não for possível ver o ícone de megafone no canto superior direito, a atualização, provavelmente, ainda não está disponível.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.