Micro e pequenas empresas devem ter acesso a crédito liberado nesta semana

Ministério da Economia diz que bancos estão em fase de ajustes para ofertar crédito

Author Photo
6:00 pm - 09 de junho de 2020
pronampe pronampe

Carlos Alexandre Jorge da Costa, secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, disse que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), deve começar a ceder crédito já nesta semana.

Assim que bancos terminarem ajustes em sistemas para ofertar crédito, o Programa pode entrar em vigor. “Esperamos que esta semana ainda o dinheiro chegue na ponta”, disse o secretário. A criação do Pronampe foi divulgada no Diário Oficial da União em 19 de maio, e visa oferecer recursos para que pequenos empreendedores mantenham empregos durante o período de pandemia.

Os empréstimos para os empresários beneficiados pela lei corresponde a até 30% da receita bruta obtida pela empresa em 2019. O empréstimo é limitado a 50% do capital social ou 30% da média de faturamento mensal para empresas que estejam em atividade há menos de um ano.

Segundo a Agência Brasil, o Pronampe poderá ser acessado por cerca de 4,58 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte (cerca de 3,8 milhões do Simples e cerca de 780 mil de fora do Simples).

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.