Mais lidas
1

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Michael Dell: “se você não usar dados em sua vantagem, você falhará”

Companhia celebra 20 anos de operação no Brasil e contou com presença do CEO no Dell Technologies Forum

Carla Matsu
22:10 pm - 01 de outubro de 2019
Carla Matsu

A Dell Technologies completa em novembro seus 20 anos de operação no Brasil. A efeméride foi lembrada durante o Dell Technologies Forum, realizado nesta terça-feira (1/10) em São Paulo em clima de nostalgia e com Michael Dell, CEO e fundador da fabricante, com uma participação surpresa ao palco. Desde a última vez que o executivo esteve no Brasil já se foram 10 anos. “Penso que os próximos 35 anos serão ainda mais animadores pela transformação digital, com tudo inteligente e conectado”, afirma o executivo relembrando a trajetória da companhia que ele deu início em 1984 quando ainda frequentava os corredores da Universidade do Texas, em Austin. “Acho que não vimos nada ainda. A jornada digital está apenas começando”, completou.

Era novembro de 1999 quando a Dell inaugurava sua sede e fábrica em Eldorado do Sul (RS). Se a companhia se lançava no País para a produção local de desktops, dois anos depois dava a largada na fabricação de servidores. Em 2007 migrava sua fábrica para Hortolândia, interior de São Paulo, para melhor atender a demanda crescente vinda da região sudeste. Atualmente, a operação brasileira conta com 4 mil colaboradores, sete escritórios e se prepara para inaugurar, em breve, o Digital Labs – braço da companhia dedicado a trabalhar com startups e desenvolver, em parceria com clientes, soluções calcadas nas metodologias ágeis.

Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies Brasil, reforçou que os altos investimentos no Brasil – apesar de não serem divulgados publicamente – visam atender um mercado em crescimento. “Hoje o Brasil está entre as 10 maiores economias do setor de TI do mundo. O setor cresce nove vezes mais rápido do que o PIB brasileiro, e o setor de software quase ao dobro, o Brasil tem números superlativos”, resume.

Transformação digital também atravessa a Dell

Para atender o tipo de transformação digital que os clientes estão endereçando, a Dell também precisou se reinventar. Segundo Greg Bowen, CTO da Dell Technologies, é um trabalho que nunca terminará. Bowen também é vice-presidente sênior da divisão da companhia chamada de The Dell Digital Way, que se debruça sobre práticas ágeis e squads para acelerar projetos de clientes.

O executivo destaca uma pesquisa recente divulgada pela Dell e realizada em parceria com a Intel. O estudo buscou entrevistar líderes ao redor do mundo para avaliar o grau de maturidade da transformação digital das empresas. A primeira vez que foi aplicada era 2016. Dois anos depois, o estudo evidencia que pouco mudou. Apenas 5% das empresas entrevistadas se sentem confortáveis – ou confiantes – de que são líderes digitais. “A maioria ainda está na infância da transformação digital”, sinaliza Bowen.

Entre os principais desafios encontrados pela companhia, a maioria delas (91%), para entregar projetos de digitalização estão barreiras em tempo, falta de talentos, investimentos e a capacidade de assumir riscos, este um fator relacionado intrinsecamente à mudança de cultura das companhias.

Bowen endossa o coro de que a transformação digital não deve ser encarada como um gasto. “Toda a indústria e todas as tecnologias estão formando um ecossistema de dados. Dados que estão se movendo entre as tecnologias, criando, analisando e pegando insights”, diz o executivo. “Muitos gostam de dizer que dados são o novo petróleo. Mas gosto de pensar neles como a água, pois água suporta tudo o que fazemos. Dados são renováveis, inesgotáveis e nós produzimos mais rapidamente”, reflete ao citar um dado da consultoria IDC que estima que até 2025 serão produzidos 163 zetabytes de dados. “Com sorte, hoje temos mais poder computacional e recursos. Edge, inteligência artificial, 5G”, complementa.

Michael Dell é um pouco mais categórico quando joga luz à importância do chamado data-driven. “Se você não está usando em sua vantagem (dados), para fazer melhor decisões e expressar suas vantagens competitivas em software, você está fazendo errado”, alerta. “Vai ser muito difícil ser competitivo no futuro se você não estiver usando essas ferramentas para expressar essa competitividade. E como os dados estão alcançando todos os lugares, não funcionará se você não aplicar inteligência artificial e Machine learning”.

O futuro? Não dá para prever, mas dá para apostar

Em um curto espaço dedicado a responder perguntas, Michael Dell foi indagado sobre o movimento incomum que a companhia fez no final do ano passado quando se tornou uma empresa pública novamente – em 2013, a Dell se tornava uma empresa privada. “Mudou alguma coisa?”, veio a pergunta da plateia. “Diria que não houve mudanças”, ponderou Dell. “Quando nos tornamos privados, nós mudamos o horizonte. Pensamos em uma empresa para ser mais curto a médio prazo. E agora que somos uma empresa pública novamente, nós temos um controle que nos dá flexibilidade para pensar no negócio a longo prazo. Nós temos acionistas que controlam cerca de 19% dos votos da companhia e eu controlo a maioria. Isso é legal”, ironiza em tom de brincadeira. “Isso nos permite não sermos super obsessivos com o curto prazo”, complementa. Vale lembrar que a VMware, empresa do grupo líder em virtualização, recentemente anunciou a compra de duas companhias – Carbon Black e Pivotal. As aquisições reforçam a estratégia da Dell Technologies no movimento que a indústria chama de “futuro definido por software”.

Encontre-se em um evento de tecnologia e as pessoas ao seu redor trabalharão para lhe dar um bom senso do que está por vir. Michael Dell foi indagado sobre qual tecnologia teria o poder de inspirar novas revoluções. Foi a deixa para ele sair com bom humor. “Uma coisa que eu sei sobre o futuro é que ele é muito difícil de ser previsto. E olhando para a história, as pessoas que tentaram fazer isso, a maioria falhou. Bill Gates, Andy Grove, esses caras, eles foram bons em prever o futuro? Horríveis. Por que eu seria diferente?”, brincou. “É claro que temos de fazer algumas apostas. E não é apenas nossos engenheiros, PhDs, cientistas desenvolvendo produtos. Nós temos bilhões de interações com clientes a cada ano e agora as máquinas estão falando com a gente. Mas acho que a inteligência artificial será dominante (…) Acho que o 5G, a medida que se desenvolve, haverá muitas inovações nos modelos de negócios no topo da tecnologia e isso vai ser fantástico. Acho que não temos uma bola de cristal perfeita. O melhor é ter ouvidos e escutar o que nossos clientes estão nos falando. Eu comecei essa empresa há 35 anos em meu quarto na Universidade do Texas e como saímos de lá para estar aqui hoje em São Paulo? Nós ouvimos. E nós resolvemos os problemas que não estavam sendo solucionados e nós amamos o nosso trabalho”, concluiu.

 

Tags:
Dell
negócios
Em alta

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados