Metade das PMEs planeja comprar PCs nos próximos seis meses

Author Photo
11:41 am - 06 de junho de 2017

A queda acentuada ano a ano das vendas do mercado de PCs tem assustado os fabricantes. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, as vendas mundiais totalizaram 62,2 milhões de unidades, baixa de 2,4% em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com o Gartner. O número representa a primeira vez desde 2007 que o mercado registra menos de 63 milhões de unidades em um trimestre.

O mercado tem sofrido frente ao avanço principalmente dos smartphones, hoje verdadeiras máquinas na palma da mão.

Uma das apostas dos fabricantes, citada por Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies no Brasil, é na necessidade de trocas de máquinas antigas. Segundo o executivo, há cerca de 40 milhões de unidades que precisam ser trocadas no País.

Um estudo encomendado pela própria Dell Technologies vai ao encontro da expectativa de Gonçalves. Pelo menos no mercado de pequenas e médias empresas. O levantamento apota que 48% das micro e pequenas empresas brasileiras planejam comprar computadores em até seis meses.

O estudo, realizado pelo IBOPE CONECTA, mostra também que a maioria do parque computacional nessas companhias (52%) têm equipamentos com dois a três anos de uso e 59% levam em conta a opinião dos colaboradores na hora de adquirir.

Ainda, mais da metade dessas empresas (54%) permite o uso de equipamentos pessoais (notebooks, tablets e smartphones) para trabalhar e 44% dessas acreditam que isso aumenta a produtividade dos profissionais.

O estudo entrevistou 401 profissionais responsáveis pela compra de computadores em empresas com até 99 funcionários de todo o território nacional.

“Um dado que chama atenção nesse estudo é o fato de que 59% dos entrevistados afirmam que a empresa leva em conta a opinião dos próprios colaboradores na hora de comprar um novo computador. O que reflete um entendimento, por parte dessas companhias, de que o PC representa hoje uma ferramenta fundamental para garantir a produtividade dos profissionais e a satisfação deles com o trabalho”, pontua Diego Puerta, Vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas da Dell Brasil. “A Dell já há alguns anos percebeu esse movimento e tem criado computadores para uso profissional com design e funcionalidades que atendam aos anseios desse usuário”, complementa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.