Metade das empresas de manufatura planeja adotar wearable até 2022

Author Photo
11:03 am - 28 de agosto de 2017
wearable wearable

Metade das empresas de manufatura está planejando adotar tecnologias wearable até 2022. É o que aponta estudo realizado pela Zebra Technologies, que analisa as tendências emergentes que vão moldar o futuro da manufatura industrial. Ainda, o relatório mostra que cerca de 55% dos usuários atuais de tecnologias wearable esperam ampliar o nível de utilização nos próximos cinco anos.

A pesquisa estima que o número de organizações com uma fábrica totalmente conectada crescerá significativamente nos próximos cinco anos. Foram ouvidos 1,1 mil gerentes que autorizam ou influenciaram a aquisição de tecnologias de manufatura na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico. Os segmentos dos executivos incluem automotivo, alta tecnologia, alimentos e bebidas, tabaco e medicamentos.

Outra importante descoberta é que empresas de manufatura continuarão adotando Indústria 4.0 e fábricas inteligentes. Os funcionários usarão uma combinação de identificação por rádio frequência (RFID), tecnologias wearable, sistemas automatizados e outras tecnologias emergentes para monitorar os processos físicos das fábricas e permitir que as empresas tomem decisões descentralizadas. Até 2022, 64% dos fabricantes esperam estar totalmente conectados em comparação com apenas 43% dos dias atuais.

Automação

Espera-se também que processos manuais diminuam significativamente. Atualmente, 62% usam papel para controlar processos essenciais de manufatura. A expectativa é de que esse tipo de processos ocorra apenas em uma em cada cinco empresas de manufatura em 2022.

Executivos de todas as regiões mencionaram a garantia de qualidade como principal prioridade nos próximos cinco anos. Empresas com visão de futuro adotam uma filosofia orientada à qualidade para impulsionar o crescimento, o desempenho e a rentabilidade. Até 022, apenas 34% esperam qualificar para essa prioridade como uma de suas principais preocupações – notando que as melhorias feitas, tanto por fornecedores quanto por fabricantes iguais, finalmente vão elevar a qualidade dos produtos acabados.

Vanderlei Ferreira, country manager da Zebra Technologies no Brasil, comenta que as empresas de manufatura estão entrando numa nova era em que a produção de itens de alta qualidade é essencial para retenção e aquisição de clientes bem como para redução de custos que afetam os resultados. “Os resultados do Estudo Sobre A Indústria Da Manufatura 2017 mostram que a IIOT atravessou o abismo e que fabricantes inteligentes estão investindo agressivamente em tecnologias que vão criar um chão de fábrica com mais inteligência e mais conectados para ter elevar os níveis de visibilidade operacional e qualidade”, afirma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.