Categories: Notícias

Metade das aplicações corporativas estará na nuvem híbrida em 2015

Empresas preveem que mais da metade das aplicações e serviços serão implantados na nuvem híbrida dentro de aproximadamente três anos, de acordo com uma pesquisa mundial divulgada pela Avanade, fornecedora global de soluções de tecnologia de negócios e serviços gerenciados.

O estudo entrevistou mil executivos de alta gestão com poder de decisão de TI em 21 países, incluindo o Brasil. Entre estes, 69% disseram que a implementação de uma cloud computing hibrida será um dos grandes focos da área para 2015. No mercado brasileiro este número sobre para 79%.

Entretanto, a maioria das empresas entrevistadas ainda não está preparada para receber e alavancar os benefícios da nuvem híbrida. Entre as pesquisadas, 71% informaram que estão simplesmente usando a infraestrutura que têm para executar aplicativos existentes, o que significa que elas não estão percebendo a velocidade, escala e eficiência que as soluções de nuvem oferecem.

Segurança

O relatório mostra também que, enquanto empresas de todos os tamanhos e regiões consideram a adoção da nuvem híbrida uma prioridade, há muita confusão sobre o que exatamente ela significa e os preparativos necessários antes da sua adesão.
Apesar das preocupações – reais ou aparentes – sobre segurança e privacidade, existe um ponto crítico para a utilização efetiva da nuvem híbrida. O estudo da Avanade mostra que as empresas de todo o mundo esperam que as soluções encontradas neste formato de nuvem proporcionem uma vantagem frente aos seus concorrentes.

Curiosamente, com os gastos em TI se movimentando para fora dos departamentos de tecnologia dentro das organizações, os membros da alta gestão são os mais otimistas em relação ao valor das soluções de nuvem híbrida e os mais motivados a adotá-las. Na verdade, eles são 32% mais propensos a aderir do que os líderes da TI, e defendem imediatamente o movimento para aplicações críticas, incluindo dados e análises, aplicações de e-commerce e serviços voltados para o cliente.
No entanto, a pesquisa também mostra que as empresas ainda não tomaram um passo importante para realizar esta vantagem competitiva, já que a maioria não desenvolveu uma estratégia para usar nuvem híbrida como parte integrante da infraestrutura da empresa.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

16 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

16 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

18 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

19 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

20 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

21 horas ago