Notícias

Meta lança Code Llama 70B, modelo aberto de geração de código

A Meta AI anunciou nesta semana o lançamento do Code Llama 70B, modelo avançado de geração de código. A nova ferramenta promete agilizar o desenvolvimento de software e é capaz de escrever código em diversas linguagens de programação com maior precisão e eficiência.

Com variantes especializadas, como o CodeLlama-70B-Instruct e o CodeLlama-70B-Python, o modelo tem a capacidade de compreender instruções em linguagem natural e gerar código correspondente de forma ágil.

Baseado no Llama 2, o Code Llama 70B é um grande modelo de linguagem (LLM) avançado treinado em 500 bilhões de tokens de código e dados relacionados a código. Sua capacidade de processamento é aprimorada, permitindo lidar com códigos mais extensos e complexos. Ele desponta como um dos maiores modelos de IA de código aberto, representando um novo padrão no campo da geração de código.

Leia mais: Meta lança Code Llama, nova IA de programação

Além de disponível para uso gratuito, tanto para pesquisadores quanto para usuários comerciais, o Code Llama 70B tem potencial de oferecer novas possibilidades de aplicação, como tradução, sumarização e análise de código. O modelo também pode ser acessado através de diversas plataformas, incluindo Hugging Face e TensorFlow.

”Estamos abrindo o código-fonte de um Code Llama novo e aprimorado, incluindo um modelo maior de parâmetros de 70B. Escrever e editar código emergiu como um dos usos mais importantes dos modelos de IA atualmente. A capacidade de codificar também provou ser importante para que os modelos de IA processem informações em outros domínios de forma mais rigorosa e lógica. Estou orgulhoso do progresso aqui e ansioso para incluir esses avanços no Llama 3 e também em modelos futuros”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta AI em um comunicado postado em sua conta no Facebook.

Precisão e adaptabilidade

O desempenho do Code Llama 70B no benchmark HumanEval atingiu 53%, superando o GPT-3.5 (48,1%) e se aproximando do desempenho de 67% do GPT-4, conforme relatado pela OpenAI. Uma das grandes novidades do Code Llama 70B é sua variante, o CodeLlama-70B-Instruct, projetada para compreender instruções em linguagem natural e traduzi-las em código.

Com uma impressionante pontuação de 67,8 no HumanEval, a variante supera outros modelos abertos e se equipara aos modelos fechados como GPT-4 e Gemini Pro. Além disso, essa versão pode executar várias tarefas, desde classificação até a implementação de algoritmos complexos.

O Code Llama 70B também apresenta o CodeLlama-70B-Python, otimizado para Python, com treinamento adicional em 100 bilhões de tokens de código Python. Isso o torna mais hábil em gerar código Python para tarefas como web scraping, análise de dados e machine learning.

*Com informações da Venture Beat

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

9 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

11 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

11 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

13 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

14 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

15 horas ago