Mérieux NutriSciences combina WhatsApp e IA para prevenir erros na emissão de notas fiscais

Batizado de projeto Check-in, solução confirma dados de propostas de clientes e recorre à plataforma conversacional

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4:30 pm - 28 de agosto de 2020

A multinacional Mérieux NutriSciences, laboratório líder mundial em análises ambientais, de alimentos, agroquímicos, fármacos, saneantes e cosméticos, passou a adotar o WhatsApp como ferramenta para conferir notas fiscais, um projeto de digitalização que tem conseguido prevenir erros na emissão das notas e, assim, evitar prejuízos financeiros.

Iniciado em maio deste ano pela empresa, o projeto Check-In consiste em um processo de confirmação dos dados das propostas dos clientes. Para essa conferência de informações via WhatsApp é utilizada a AnnA – plataforma conversacional desenvolvida para construção de soluções de TI. Além disso, o Check-In também faz o uso de e-mails via plataforma web para as verificações.

Neste primeiro momento, o projeto contempla a área de análises ambientais da Mérieux NutriSciences, principal operação da empresa no Brasil. O grande volume de projetos – que gira em torno de 1,5 mil por mês, assim como a complexidade das propostas, muitas vezes, geram erros com os pagamentos de notas.

“Para evitarmos impostos pagos erroneamente, precisamos confirmar todas as informações importantes na execução do processo. Nesse caso, nada melhor e mais simples do que fazê-lo pelo WhatsApp”, destacou Willian Domingues, CIO da Mérieux NutriSciences América do Sul. “Com a AnnA, desenvolvemos um questionário completo e funcional com 14 perguntas, melhoramos experiência do usuário e otimizamos nossos processos”, explicou. Segundo o executivo, a plataforma também permite a integração com outros sistemas, o que permitirá expandir o projeto.

Hoje, 35% dos projetos ambientais de todo o Brasil já passam pelo Check-In, o que corresponde a 45% do faturamento da empresa. O objetivo é de expansão, para que até o fim do ano, o Check-In alcance as demais áreas da multinacional e a totalidade dos projetos, realizando os processos inteiramente via AnnA.

“Fomos pioneiros no nosso segmento em utilizar esse tipo de solução em tecnologia e não há dúvidas que teremos os bons resultados que buscamos. A ampliação do projeto já é uma realidade em nosso planejamento e esperamos explorar as funcionalidades da AnnA em outras áreas e processos da empresa”, ressaltou João Carlos Lotto, coordenador de Customer Care da Mérieux NutriSciences.

Recrutamento via plataforma conversacional

Segundo a companhia, já entrou em fase de testes uma nova solução para o setor de RH focada no recrutamento e na seleção de funcionários através da AnnA. Além disso, está nos planos da multinacional internacionalizar uma solução logística de coleta com serviço de geolocalização via WhatsApp.

“A ideia é expandir a utilização desses tipos de soluções para as nossas unidades em outros países, melhorando nossos processos globais com o uso dessa tecnologia”, finalizou o CIO, Willian Domingues.

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