Mercado Livre lança Conectadas, curso para aproximar meninas da tecnologia

Iniciativa é parceria com a {reprograma} e Chicas en Tecnología e busca atrair mais jovens mulheres latinas para o mundo tech

Author Photo
11:09 am - 23 de abril de 2021

O Mercado Livre anunciou o Conectadas, programa para aproximar jovens mulheres latino-americanas da tecnologia. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para reduzir a disparidade de gênero no setor de tecnologia e aproximar as adolescentes das competências da área, estimulando o interesse e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas para que elas possam ter cada vez mais escolhas em relação ao futuro. O programa é gratuito e consiste em uma imersão digital de 32 horas, dividida em doze encontros.

O projeto é desenvolvido em parceria com Chicas en Tecnología (ONG argentina que desde 2015 busca reduzir a lacuna de gênero no ambiente empreendedor) e a {reprograma} (ONG brasileira que busca capacitar e formar mulheres em programação e conectá-las ao mercado de trabalho) para realizar a implantação do programa no Brasil, e irá alcançar 1.200 meninas de 14 a 18 anos no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru.

Leia também: Banco BS2 abre vagas de emprego em São Paulo e Belo Horizonte

“Existe um histórico social e cultural que impede as mulheres, desde crianças, acreditarem que elas podem atuar na área de tecnologia. Pesquisas mostram que a partir dos 6 anos as meninas começam a pensar que não são boas para as exatas, logo cria-se um intelecto de que computador é apenas para meninos. Queremos com o projeto quebrar esses falsos paradigmas e mostrar que carreiras em tecnologia são também para mulheres”, destaca Mariel Reyes Milk”, destaca Mariel Reyes Milk, Fundadora e CEO da {reprograma}.

No Brasil, o programa terá quatro turmas no segundo semestre deste ano. Serão abordados conteúdos sobre transformação digital, resolução de problemas, UX, desenvolvimento de negócios e marketing digital, convidando as participantes a desenvolver soluções tecnológicas e com impacto social. Nesses espaços de encontro, as jovens entrarão em contato com especialistas de diversas áreas e poderão acessar diversas ferramentas de gestão.

Para participar, não é necessário conhecimento prévio na área, apenas o desejo de criar soluções inovadoras baseadas na tecnologia frente a um contexto desafiador. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.