Mercado Livre é alvo de ataque e dados de 300 mil usuários são acessados

Empresa diz não ter evidências de roubo de informações sensíveis. Procon-SP pediu mais dados sobre invasão e providências tomadas

Author Photo
1:41 pm - 09 de março de 2022

O Mercado Livre divulgou nessa terça (8) a detecção de um acesso não autorizado em parte de seu código-fonte. A empresa afirmou em comunicado que já ativou seu protocolo de segurança e está tomando as medidas necessárias para que outros ataques não ocorram.

Dados como nome, e-mail e telefone de aproximadamente 300 mil usuários foram acessados. Porém, segundo a companhia, não foram encontradas evidências de que o sistema de infraestrutura tenha sido comprometido ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento.

Leia também: Papel do CISO deve ser reformulado, alerta Gartner

Com o vazamento, o Procon-SP notificou o Mercado Livre pedindo explicações sobre o vazamento. A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema; quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores, afetados; quais transações e operações foram (e ainda estão) comprometidas e quais os impactos para o consumidor; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.

O Mercado Livre também deverá explicar quais providências e protocolos de segurança foram implementados e esclarecer quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.