Mercado Livre anuncia R$ 4 bi em investimentos em São Paulo

Dinheiro será gasto em profissionalização e geração de emprego. Promessa é abrir 5 mil vagas, inclusive em TI, até o fim de 2021

Author Photo
5:16 pm - 17 de maio de 2021
Fernando Yunes, João Doria Da esquerda para direita: Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil, e João Doria, governador de São Paulo, durante anúncio da parceria (Foto: Divulgação)

O Mercado Livre e o governo de São Paulo anunciaram nesta segunda (17) um investimento, por parte da empresa de comércio eletrônico, de R$ 4 bilhões em capacitação e geração de empregos no estado. O aporte privado será feito ao longo de 2021 e a estimativa é de gerar 5 mil empregos.

Com o investimento, a meta da empresa é gerar empregos diretos em logística e tecnologia nas regiões de Osasco, Cajamar e Louveira, onde a empresa conta com centros logísticos. Serão 400 vagas em TI, 4,1 mil em logística e outras 400 em setores diversos.

O Sebrae atuará como parceiro na formação, assim como o Centro Paula Souza por meio de escolas técnicas. O Banco do Povo e a InvestSP também atuarão como facilitadores.

Leia mais: GetNinjas lança IPO na B3 e termina dia com papéis em baixa

O acordo também prevê parcerias para formação em qualificação e empreendedorismo, com oferta de cursos nas áreas de vendas, logística e tecnologia.

Segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, a parceria é em parte motivada pela relevância da operação paulista da empresa no total. “Aqui estão localizados 85% dos vendedores do Mercado Livre no país e é também onde mantemos grande parte dos nossos centros logísticos, além da nossa sede em Osasco”, disse o executivo durante solenidade de lançamento em Cajamar.

Empreendedorismo

A parceria também irá oferecer 100 mil vagas para o curso “Como vender online?”, criado pelo Mercado Livre em parceria com Centro Paula Souza e Sebrae-SP, por meio do programa Empreenda Rápido. As inscrições devem começar no segundo semestre.

Já os estudantes das Etecs e Fatecs das regiões de Cajamar, Louveira, Sorocaba e Osasco serão direcionados para as vagas abertas pelo programa Minha Chance. Além disso, o Mercado Livre irá apoiar o aperfeiçoamento dos cursos de Logística do ensino profissionalizante estadual.

Empreendedores que participam de cursos do programa estadual Empreenda Rápido terão direito a benefícios como desconto na compra de máquinas de pagamento Mercado Pago e um mês de taxa zero, além de bônus de crédito, treinamento e capacitação gratuitas de Mercado Ads para ampliar visibilidade de produtos. Já o Estado vai oferecer linhas de crédito do Banco do Povo para 340 mil empreendedores do Mercado Livre em todas as regiões de São Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.