Mercado global de relógios inteligentes sofre primeira queda

Author Photo
5:54 pm - 22 de julho de 2016

Pela primeira vez, o mercado de relógios inteligentes (smartwatch) em todo o mundo registrou seu primeiro declínio ano a ano de 32%, de acordo com dados preliminares da IDC. Fornecedores de smartwatch embarcaram 3,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2016, frente às 5,1 milhões de unidades enviadas há um ano.

A Apple está no topo ranking com 1,6 milhão de relógios transportados, embora tenha sido a única entre as cinco maiores que tenha registrado queda nas vendas anuais. Em seguida estão Samsung, Lenovo, LG e Garmin.

“Os consumidores têm postergado as compras desde o início de 2016, em antecipação a uma atualização esperada até o final deste ano”, avalia Jitesh Ubrani, analista sênior de pesquisa da IDC. “A Apple ainda mantém vantagem significativa no mercado e, infelizmente, um declínio dela leva a um declínio em todo o mercado. Embora esperamos melhorias no próximo ano, o crescimento para os demais meses de 2016 provavelmente será silenciado.”, observa.

Na avaliação de Ramon Llamas T., gerente de pesquisa para a equipe de Wearables da IDC, talvez uma das maiores omissões do mercado de smartwatch é a ausência de marcas de relógio tradicionais entre os principais fornecedores. “Até à data, apenas um pequeno grupo de marcas tradicionais entrou no mercado de smartwatch.”

Segundo ele, o quadro está mudando, embora lentamente, à medida que fornecedores importantes, como Casio, Fóssil, e Tag Heuer lançaram seus modelos. Ainda assim, a participação de marcas tradicionais é imperativo para entregar algumas das qualidades mais importantes de um smartwatch procuradas pelos usuários finais.

A expectativa da IDC é de retomada do crescimento desse mercado em 2017, impulsionado pelos desenvolvimentos de mercados relacionados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.