Mercado global de PCs fecha mais um ano em queda, mas há sinais positivos

Queda foi de 2,8% em relação a 2018, mas analistas do Gartner destacam resultados em algumas regiões

Author Photo
9:52 am - 12 de janeiro de 2018
PC PC

Desde 2011 a história se repete: queda anual do mercado de PCs. Segundo resultados preliminares do Gartner, as remessas mundiais de PCs totalizaram 262,5 milhões de unidades em 2017, declínio de 2,8% em relação a 2016, sexto ano consecutivo em queda.

No quarto trimestre de 2017, foram 71,6 milhões de unidades vendidas, queda de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 270,1 milhões.

Otimismo

Mesmo que os números apontem um cenário desafiador, os analistas do Gartner afirmar ter sinais de otimismo. Mikako Kitagawa comenta que, no quarto trimestre de 2017, houve crescimento de embarques de PCs nas regiões Ásia/Pacífico, Japão e América Latina. “Houve apenas um declínio de embarque moderado na EMEA (Europa, Oriente Médio e África)”, pondera.

A questão é que o mercado norte-americano teve um declínio acentuado (queda de 8% no quarto trimestre), que compensou os resultados geralmente positivos em outras regiões, explica o analista.

“Os resultados do quarto trimestre confirmaram novamente que os PCs não são mais itens de presente de férias populares. Isso não significa que os PCs vão desaparecer das famílias”, diz Kitagawa. “O PC se tornará um dispositivo mais especializado e orientado por objetivos. Os compradores de PCs procurarão qualidade e funcionalidade em vez de procurar o preço mais baixo, o que aumentará os preços de venda média do PC e melhorará a lucratividade a longo prazo. No entanto, até que este ponto seja atingido, o mercado terá que passar pela fase de encolhimento causada por menos usuários.”

Ranking

Os fornecedores Top 4 representaram 64% dos embarques em 2017. Em 2011, por exemplo, os quatro principais fornecedores responderam por 45% das remessas de PCs, o que mostra uma concentração cada vez maior do mercado.

gartner PCs 2016

A HP Inc. assumiu posição número 1 no quarto trimestre de 2017, uma vez que os embarques cresceram 6,6%, e sua participação no mercado totalizou 22,5%. A empresa apresentou crescimento ano-a-ano em todas as regiões, incluindo o desafiante mercado norte-americano.

A Lenovo, por sua vez, pelo quarto trimestre consecutivo registrou queda nas remessas. A empresa, no entanto, teve um crescimento moderado nas regiões EMEA e Ásia/Pacífico.

Já os embarques da Dell cresceram ligeiramente no quarto trimestre de 2017. A empresa teve bom desempenho nas regiões EMEA, Ásia/Pacífico e América Latina, mas resultados fracos na América do Norte. Em geral, a Dell teve foco maior prioridade sobre a lucratividade em relação à participação no mercado.

“Os principais fornecedores aproveitaram suas operações de volume para reduzir os custos de produção, afastando os vendedores pequenos a médios do mercado”, finaliza Kitagawa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.