Mercado de smartphones está aquecido e registra segundo maior embarque

Author Photo
2:47 pm - 29 de outubro de 2015
Mercado de smartphones está aquecido e registra segundo maior embarque
De acordo com resultados preliminares da IDC, fornecedores de smartphones embarcaram um total de 355,2 milhões de unidades em todo o mundo no terceiro trimestre de 2015, aumento de 6,8% em relação às 332,6 milhões de unidades de igual período do ano anterior, marcando o segundo melhor trimestre já registrado de embarques.

Os embarques do terceiro trimestre de 2015 estão ligeiramente abaixo da previsão anterior da IDC de 363,8 milhões de unidades, em grande parte devido à redução de embarques de iPhone, bem como introduções emblemáticas de Android de vários OEMs de primeira linha.

“O cenário de fornecedor e de ofertas de produtos é realmente único”, avalia Ryan Reith, diretor do estudo na IDC. “Em mercados maduros, temos uma vasta gama de operadores que oferecem planos de instalação de equipamentos (EIP), bem como opções de trade-in antecipado”, aponta.

Segundo a consultoria, a Samsung manteve a liderança no trimestre no mercado de smartphones, com 23,8% do market share e com 84,5 milhões de unidades vendidas, aumento de 6,1% em comparação com igual período do ano passado. A Samsung manteve-se focada em aparelhos premium com o lançamento de dois novos dispositivos emblemáticos, o Galaxy S6+ e o Note5. 

A Apple aparece em segundo lugar no mercado, somando embarque de 48 milhões de unidades, aumento de 22,2% em relação às 39,3 milhões de unidades de igual período do ano anterior. Com recorde de 13 milhões de iPhone 6S e 6S Plus embarcados durante a semana de lançamento, os dois novos modelos continuam a capturar pessoas que buscam upgrade em seus aparelhos. 

A Huawei embarcou 26,5 milhões de unidades, aumento impressionante de 60,9% em comparação com o ano passado. Apesar do rápido crescimento na China e na Europa, a fabricante chinesa vai precisar para se concentrar em Estados Unidos se quiser manter a expansão. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.