Mercado de serviços de TI faturou R$ 46 bi no Brasil em 2021

Segundo IDC, setor cresceu 5,9%, impulsionado por serviços gerenciados, com destaque para provedores de serviços de data centers

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8:25 am - 15 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

O faturamento do mercado de serviços de TI no Brasil ultrapassou os R$ 46 bilhões em 2021, representando um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior, indicou o IDC Brasil. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de serviços gerenciados, com destaque para provedores de serviços de data centers, muito buscados pelo mercado corporativo e pelos provedores de infraestrutura de cloud, tanto pública quanto privada.

O serviços de infraestrutura de hospedagem foram os que tiveram maior avanço, chegando perto de 12% de crescimento, seguidos pela linha de serviços de consultoria de TI, com ganho de 8%, revelou o IDC.

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“A procura das empresas por advisoring para iniciativas visando a otimização financeira, somada aos objetivos comerciais pela introdução e o aprimoramento de produtos e serviços, motivou grande parte dos projetos de consultoria, desenvolvimento e integração”, explica Luiz Fernando Monteiro, analista de Pesquisa e Consultoria em Serviços de TI da IDC Brasil.

O ano de 2021 também foi marcado por expansões em um mercado mais aquecido, com pautas direcionadas à extração de benefícios decorrentes da modernização e da transformação digital aceleradas pela pandemia.

“As principais demandas envolveram projetos compostos por cloud, cibersegurança e data management/analytics como apoio para diferenciação e melhor atendimento aos clientes por parte de empresas de todas as verticais e segmentos de mercado”, avalia Monteiro.

O que esperar para 2022?

Para este ano, Monteiro projeta um crescimento superior a 2021. “Os desafios e acontecimentos macroeconômicos como guerras, eleições, Copa do Mundo e falta de componentes de hardware, somados às questões relativas à mão de obra especializada, devem permanecer em destaque neste ano. Como resultado, enxergamos uma demanda maior por parcerias e soluções de tecnologia que auxiliem as corporações a superarem esses obstáculos”.

A IDC Brasil também prevê que os serviços direcionados a um melhor aproveitamento dos dados devem permanecer ocupando grande espaço das pautas das organizações, especialmente no que se refere a múltiplos ambientes e preocupações com cibersegurança. Com as definições referentes ao início da operação do 5G já  endereçadas, é também esperado que projetos envolvendo essa conectividade estejam cada vez mais presentes.

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