Mercado de serviços de TI faturou mais de R$ 40 bilhões em 2019

Segundo consultoria IDC, áreas de cloud e de segurança da informação devem seguir crescendo mesmo durante crise da pandemia

Author Photo
11:04 am - 20 de maio de 2020

O mercado de serviços de TI em 2019 cresceu 6,4% em relação ao ano anterior e faturou mais de R$ 40 bilhões no Brasil, segundo análise da consultoria IDC. O crescimento foi impulsionado devido a melhoria de performance da nuvem, gerenciamento de cargas de trabalho em ambientes híbridos e controle de custos.

Em especial, o mercado de TI voltado para educação e treinamento alcançou bom resultado no ano por conta da necessidade de atualização e qualificação dos quadros internos das empresas, reforça Luiz Monteiro, Analista de Pesquisa e Consultoria em Serviços de TI da IDC Brasil. “A preocupação com a satisfação e engajamento de equipes internas cresceu, e a necessidade de minimizar o movimento de turn-over de profissionais de TI, em especial os que trabalham com cloud e segurança, também influenciou esse crescimento”.

A pesquisa IDC Semiannual Services Tracker 2019, mostra que a área de projetos e serviços de consultorias cresceu 7,6%. No primeiro semestre de 2019, as empresas demandaram menos, mas compensaram no segundo. A área de serviços gerenciados acompanhou o mesmo movimento.

Já o crescimento de serviços de suporte foi tímido: 3,2% no ano. Suporte e implantação de hardware foi a disciplina com o menor (2,1%) crescimento no ano. “Esse resultado refletiu a queda observada nos números da indústria de equipamentos de rede, servidores e armazenamento”, pontua Monteiro.

O que esperar para 2020?

Apesar da pandemia de Covid-19, alguns segmentos devem continuar crescendo em 2020, sobretudo para empresas de serviços ligados à segurança da informação, cloud, colaboração e virtualização de ambientes.

Para outras linhas de serviços, a IDC espera um crescimento modesto nesse ano. “No forecast do semestre anterior, por exemplo, disciplinas que demandam atuação de pessoal, como educação e treinamento ou consultoria em TI, apresentavam perspectivas de crescimento de 4,7% e 6,6%, respectivamente, para 2020. Agora, a expectativa é diferente. O mercado sinaliza desaceleração”, afirma o analista da IDC.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.