Mercado de serviços de TI cresce 6,1% graças a médias empresas

Estudo IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 indica que o grande destaque foi a área de Managed Services.

Author Photo
5:51 pm - 30 de setembro de 2019

A IDC Brasil divulgou os resultados do estudo IDC Semiannual Services Tracker 2019H1, relativo ao primeiro semestre de 2019.

Segundo os dados, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 6,1% nos seis primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2018.

A influência no crescimento partiu das migrações de workloads (cargas de trabalho) para a nuvem. Mas, também, de serviços de suporte e consultoria para adoção de tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data & Analytics, além de serviços dos provedores de nuvem, que fornecem infraestrutura, plataformas e/ou softwares por meio de rede.

No relatório, foi apontado que a área de Managed Services (serviços gerenciados) ganhou mais destaque. A tendência já era prevista pela IDC no início de 2019.

A visão dos serviços gerenciados é de tornar a TI mais flexível no ponto de vista da operação e de custo.

Dois grandes destaques foram o segmento de médias empresas, alvo de grandes provedores de serviços com ofertas mais estruturadas, e o mercado financeiro, que registrou importantes movimentações de bancos tradicionais, digitais e fintechs.

Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil, explica que os investimentos são benéficos para o cliente “e para o mercado como um todo, promovendo a competição e busca por excelência”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.