Mercado de PCs fecha 2016 com queda de 5,7% nas remessas

Author Photo
1:21 pm - 12 de janeiro de 2017
Mercado de PCs fecha 2016 com queda de 5

As remessas de PCs tradicionais (desktop, notebook e workstation) em 2016 registraram um total de 260 milhões de unidades vendidas, queda de 5,7% em relação ao ano anterior. A IDC divulgou na última quarta-feira (11/01) dados do quarto trimestre, período que as vendas mundiais totalizaram 70,2 milhões de unidades, apresentando queda de 1,5% em relação ao mesmo período em 2015.

Apesar de mais uma queda, que vem ocorrendo desde 2012, os resultados mostram a tendência recente de estabilização do mercado de PCs. A IDC aponta que o mercado se estabiliza com remessas sólidas do quarto trimestre apesar da escassez de componentes.

Com relação ao desempenho do mercado em 2016, a IDC explica que o primeiro trimestre de 2016 ainda estava limitado por um estoque elevado, upgrades gratuitos do Windows 10 e comparações difíceis com substituições comerciais em 2014. No entanto, em meados de 2016 e, em particular o quarto trimestre, foi estabilizada a demanda comercial.

A contração do mercado de PCs de consumo também desacelerou à medida que o crescimento e a concorrência de tablets e telefones diminuíram. “Os resultados do quarto trimestre reforçam nossas expectativas de estabilização do mercado e até mesmo alguma recuperação”, disse Loren Loverde, vice-presidente de Personal Computing Trackers & Forecasting da IDC. 

“A contração nos embarques tradicionais de PCs, experimentada nos últimos cinco anos, finalmente parece estar cedendo à medida que os usuários se movem para atualizar os sistemas. Temos uma boa oportunidade para o crescimento do PC tradicional nos mercados comerciais, enquanto o segmento de consumidores também deve melhorar, considerando a desaceleração dos mercados de telefones e tablets”, completa Loverde.

Em termos de participação de mercado no quarto trimestre de 2016, a Lenovo segue na liderança, seguida de perto pela HP Inc., que cresceu 6,6% em relação ao mesmo período do último ano.

mercado pcs idc 2016 1835263609

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.