Mercado de IoT no Brasil está mais maduro, aponta estudo

O total de dispositivos conectados no Brasil pode chegar a 27,1 bilhões até 2025, segundo estimativa da ISG Provider Lens. Desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), o estudo busca avaliar a realidade de IoT no Brasil, onde as tendências estão evoluindo de provas de conceito discretas e personalizadas para soluções escaláveis para todo o negócio e para a sociedade.

Para o autor do estudo e analista da TGT Consult/ISG, David de Paulo Pereira, o mercado de serviços relacionados a consultoria, implementação e serviços gerenciados de Internet das Coisas evoluiu e amadureceu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT.

“A gestão e monitoramento de ativos de toda natureza e o uso de dados e inteligência artificial (IA) para tomada de decisão passou a ser uma atividade comum em áreas distintas como Telecomunicações, Agronegócio, Medicina, Logística e com mais frequência em processos fabris”, afirma.

Segundo Pereira, por uma questão histórica e de contexto local, o mercado de IoT é liderado principalmente por empresas que têm uma tradição na manutenção e automação industrial e pelas empresas de Telecom. “Em termos de qualidade tecnológica, estamos em pé de igualdade com os países líderes na adoção de IOT, por enquanto com um mercado menor, porém com uma oportunidade enorme de crescimento”, pontua.

Os fornecedores de serviços de IoT estão adotando plataformas de nuvem para entregar novos serviços diferenciados às organizações e a demanda por segurança de endpoint aumentou a necessidade de serviços de segurança gerenciados de IoT para proteger os dados da organização e dos funcionários, aponta o estudo. Outra tecnologia e tendência que favorece a implementação dos dispositivos de IoT é o lançamento do 5G.

“A principal tendência é a junção de IoT com Inteligência Artificial e com a Ciência de Dados. Quando se implementa dispositivos inteligentes, começa-se a coletar um volume gigantesco de dados e saber analisar e usar a Inteligência Artificial para entender padrões e tendências é um fator chave de sucesso. Outro movimento que estamos começando a ver é o uso de gêmeos digitais ou ‘Digital Twins’ para simular o funcionamento de equipamentos e ambientes complexos”, destaca Pereira.

Para o analista, o amadurecimento de entendimento dos benefícios deste tipo de tecnologia e o amadurecimento do próprio mercado, foram fatores cruciais para o avanço das tecnologias IoT no último ano. Ao mesmo tempo, a pandemia também acelerou a transformação digital e por consequência o uso de dispositivos conectados. “A logística passou a ser crítica para muitos segmentos e monitorar veículos, cargas e objetos passou a ser um fator de sobrevivência para muitos negócios”, cita Pereira.

Desafios

Há, entretanto, segundo o relatório, uma área crítica na jornada do IoT: a implantação de redes integradas de dispositivos inteligentes que podem monitorar a localização e o movimento de veículos, equipamentos, mercadorias, animais e pessoas, além da capacidade de coletar e analisar um volume gigante de dados sobre o uso de ativos.

Apesar dos avanços dessas tecnologias, ainda há grandes desafios a serem enfrentados pelas empresas, para que aproveitem a oportunidade para serviços gerenciados de IoT, como aponta no estudo.

“Algumas empresas já começaram a estruturar serviços, mas ainda há muito o que fazer quanto a sustentação de aplicações, monitoramento de dispositivos, manutenção dos equipamentos e evolução de soluções. Outro ponto crítico, principalmente para o Brasil, é o desafio da mão de obra. Os fornecedores devem ficar atentos para retenção e formação de bons talentos”, finaliza o autor do estudo.

“O Brasil está acompanhando os avanços mundiais com pequena defasagem por conta da nossa infraestrutura e não por falta de conhecimento”, finaliza Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC).

 

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