Mercado de dados fixos na América Latina tem aceleração via Covid-19

Informação vem da IDC, empresa de inteligência de mercado

Author Photo
2:12 pm - 28 de setembro de 2020

A expectativa de crescimento dos serviços fixos de dados na América Latina é de 24%, ou seja, de 12,4% ao ano para os próximos quatro anos, estimam analistas da IDC, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo. Antes da covid-19, as projeções de crescimento eram de, em média, 10% ao ano de 2019 a 2024.

“Somente nos primeiros dois meses de contingência do coronavírus, o tráfego de dados fixos cresceu até 30% e os dados móveis 10%. As mudanças na demanda resultaram em uma alta concentração nas redes de acesso do consumidor, devido ao uso de aplicativos para home office e serviços de streaming”, afirma Diego Anesini, diretor de pesquisas da IDC América Latina.

Mercado 5G

Além disso, Brasil e México anunciaram que, devido à complicações técnicas e financeiras causadas pela pandemia, a licitação do 5G será realizada até o próximo ano. “No Brasil ainda temos questões a serem definidas, como os participantes do leilão. Além das operadoras, existe uma grande quantidade de provedores regionais querendo usar a frequência do 5G para comercializar seus serviços”, explica Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria em Telecomunicações da IDC Brasil.

Segundo ele, fatores econômicos como a capacidade de investimento dos players, a capacidade do país para absorver os serviços e o ecossistema para utilizar a tecnologia no segmento também precisam ser definidos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.