Mercado brasileiro de PCs tem queda de 25% no 3º trimestre de 2014

Author Photo
3:59 pm - 18 de dezembro de 2014
Mercado brasileiro de PCs tem queda de 25% no 3º trimestre de 2014
Entre julho e setembro deste ano, o Brasil vendeu cerca de 2,6 milhões de PCs, resultado 25% menor se comparado com igual período de 2013. Os dados fazem parte do estudo “IDC Brazil PCs Tracker Q3”, realizado pela consultoria.

O levantamento aponta que 62% das vendas no terceiro trimestre de 2014 foram de notebook, ou cerca de 1,6 milhão de unidades. O valor é 23% inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Já os tradicionais desktops representaram 38% das vendas entre julho e setembro deste ano, totalizando cerca de 974 mil unidades, o que também mostra retração de 28% em relação a 2013. Os números estão de acordo com as projeções da IDC e, segundo a consultoria, fizeram o Brasil cair da quarta colocação para a sétima no ranking dos maiores vendedores de PC no mundo.

Segundo o analista responsável pela pesquisa, Pedro Hagge, as eleições brasileiras tornaram o terceiro semestre desafiador para as empresas, pois o mercado de forma geral deixou de investir. Além disso, Hagge também destacou a concorrência com outros tipos de dispositivos, como tablets e smartphones.

Para o quarto trimestre de 2014, a expectativa é de que o volume de vendas cresça na comparação com o terceiro trimestre, porém, ainda longe de ser um desempenho como o registrado em anos anteriores. “No período de Black Friday e Natal, vemos um movimento de fabricantes e varejistas focando em outros produtos como tablets e smartphones”, explica Hagge.
Já para o próximo ano, o analista estima que o mercado apresente uma leve recuperação e cresça 1%, visto que 214 foi considerado um “divisor de águas para os PCs”, relata. “O aumento é pequeno, mas sair desse cenário de queda já é algo importante, pois estamos com o mercado em declínio há três anos seguidos”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.