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Menos de 14% dos apps populares têm recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual

Estudo revela que, entre os aplicativos com mais de 10 milhões de downloads no Brasil, em média, menos de 11% de seus botões estão rotulados de maneira adequada para pessoas com deficiência visual.

O levantamento também indica que eles têm, em média, descrição em menos de 14% de suas imagens. Esses elementos são fundamentais para que pessoas com deficiência visual consigam navegar pelos apps com autonomia.

Para conhecer qual é o nível de acessibilidade dos principais aplicativos em uso no País, a BigDataCorp e o Movimento Web para Todos avaliaram, na primeira semana de agosto, mais de 2 mil aplicativos que ultrapassaram a marca de 10 milhões de downloads no Brasil na loja de aplicativos do Google.

O resultado desse levantamento confirma o quanto a questão da acessibilidade nos aplicativos ainda está longe de ser uma realidade. Além da média de menos de 14% de suas imagens sem descrição adequada, e menos de 11% de seus botões rotulados adequadamente, só 37% dos seus campos editáveis são claramente identificados.

Experiência do usuário

A descrição dos elementos visuais de um aplicativo, na prática, melhora a experiência de acesso de uma pessoa com deficiência visual, pois permite que um usuário com cegueira compreenda a imagem por meio de um texto alternativo.

Permite, também, que botões tenham um rótul acessível e que o usuário compreenda o que deve ser preenchido em campos editáveis, explicitando que ali se trata de um espaço para ser preenchido com os dados solicitados.

A pesquisa – que contou com o apoio técnico do W3C Brasil e do Ceweb.br/NIC.br – indica que menos de 1% dos aplicativos descreve todos os elementos pesquisados e detectados pelo levantamento da BigDataCorp. O percentual dos que descrevem todas as imagens também está em menos de 1%. Já os que descrevem todos os seus botões são apenas 4% e os que incluem descrição nos campos editáveis são aproximadamente 36%.

O levantamento apurou que 63% dos aplicativos têm menos do que 10% de todos campos editáveis com alguma descrição. Da mesma forma, 55% deles possuem menos de 10% das imagens com descrição e 74% dos apps têm menos de 10% dos botões rotulados adequadamente.

Essas informações servem, segundo o relatório, como um verdadeiro mapa para que uma pessoa cega ou com baixa visão possa encontrar no aplicativo onde deve se cadastrar para encomendar a entrega de uma pizza, por exemplo, consultar a previsão do tempo, ou para baixar uma música de sua preferência.

Na prática, aplicativos de todas as áreas e segmentos – do e-commerce, às viagens e turismo, passando por empresas de telecomunicação e mobilidade – apresentam problemas de acessibilidade, inclusive as marcas mais populares.

“Esses resultados são semelhantes ao que encontramos nos sites da internet”, comenta Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp. Outro levantamento feito pela empresa em abril deste ano, também em parceria com o Movimento Web para Todos, revelou que, dos 14 milhões de sites brasileiros ativos, menos de 1% passou nos testes de acessibilidade. No caso dos sites governamentais, o percentual encontrado foi de 0,34%.

“É importante pontuar, no entanto, que, apesar de não haver todos os elementos de interface visual em boa parte dos apps, isso não quer dizer que eles sejam totalmente inacessíveis. A questão é que a experiência de um usuário com deficiência visual torna-se muito melhor se eles estiverem presentes”, acrescenta.

Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, diz que a falta de acessibilidade em sites e aplicativos ficou ainda mais grave e evidente nessa época de pandemia.

“De uma hora pra outra, ficamos ainda mais dependentes dos meios digitais para trabalharmos, comprarmos, nos informarmos. E como fazer isso tudo com tantas barreiras de acesso no mundo virtual? Milhões de brasileiros com deficiência certamente ficaram ainda mais ansiosos e desesperados com as dificuldades de acesso e de navegação nesses canais”, ressalta.

Simone também lembra que essas pessoas tiveram – e ainda estão tendo – seus direitos violados segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – 13.146), que prevê a obrigatoriedade da acessibilidade digital em sites e aplicativos de organizações com representação no Brasil.

Como tornar apps acessíveis?

As mesmas diretrizes de acessibilidade digital descritas na Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) podem e devem ser aplicadas no desenvolvimento de aplicativos.

“Apesar de existirem orientações específicas para o desenvolvimento de apps nativos de cada fabricante, as diretrizes internacionais do W3C são o norte para percebermos as barreiras de acesso em qualquer aplicação digital. Elas apontam a importância de conteúdo alternativo em texto para conteúdo não textual, como botões, imagens e campos de entrada de texto”, explica Reinaldo Ferraz, Especialista em Desenvolvimento Web do W3C Brasil e do Ceweb.br/NIC.br.

Mas ainda falta esse tipo de conhecimento entre os profissionais que trabalham com desenvolvimento e produção de conteúdo digital. “O Web para Todos foi criado há três anos justamente para promover a cultura de acessibilidade digital no Brasil. Estudos como este são fundamentais para ampliar a conscientização sobre o problema que afeta pelo menos um quarto da população brasileira”, enfatiza Simone.

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