Melhores práticas de RH e TI são estimuladas pela pandemia, aponta estudo

Pesquisa da Abradisti mostra que empresas do setor investiram mais em qualificação e remuneração de especialistas e lideranças

Author Photo
4:00 pm - 31 de janeiro de 2021
Transformação digital é tendência cada vez mais presentes nas empresas Transformação digital é tendência cada vez mais presentes nas empresas

Empresas brasileiras do setor de distribuição de tecnologia estão cada vez mais investindo em gestão e melhores práticas de recursos humanos e no aprimoramento dos profissionais, inclusive das lideranças, aponta a edição 2020 da Pesquisa Salarial da Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação, a Abradisti.

O estudo foi conduzido pela consultoria Remunerar, em parceria com o Grupo de Trabalho de Recursos Humanos da entidade, e teve a participação de distribuidores associados.

O bom momento da indústria de tecnologia, impulsionada pela transformação digital acelerada de empresas por conta da pandemia da Covid-19, pode ser observado na manutenção dos empregos no setor. Somente 14% das empresas entrevistadas reduziram pessoal entre março e agosto de 2020.

Leia também: BTG Pactual abre vagas para seu programa Próxima Geração

Segundo o estudo, em agosto, o percentual de empresas do setor de distribuição de TI que adotaram e mantiveram o home office foi de 57%, com mais de 75% do total de funcionários nesse regime de trabalho. Além disso, 19% não tinham perspectiva de retorno ao trabalho presencial, o que deve continuar impulsionando a demanda por tecnologia.

No quesito benefícios, 57% das empresas do setor concederam algum tipo de ajuda de custo aos funcionários em teletrabalho – enquanto a média de mercado não passou de 20%, segundo o diretor da Remunerar.

Ainda de acordo com o levantamento, o número de distribuidores que não tinha um programa estruturado de participação de resultados caiu de 80% em 2019 para 52% em 2020.

Outro dado que demonstra o maior cuidado das empresas em oferecer benefícios aos funcionários é a avaliação formal de desempenho, que não existia em 60% das empresas em 2019. O número que caiu para 43% em 2020.

O desenvolvimento de lideranças, que era ausente em 75% das empresas em 2020, não esteve presente em 62% delas – número ainda elevado, mas em tendência de queda.

“Os indicadores permitem às empresas do setor ser mais estratégicas na gestão de recursos humanos, e tomar decisões que seriam mais difíceis sem estudos de mercado confiáveis em mãos”, afirma Mariano Gordinho, presidente-executivo da Abradisti. São levantamentos muitas vezes acessíveis apenas para empresas capazes de contratar grandes consultorias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.